REGIONALISMOS E INTEGRAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

Apresentação
Este mini curso faz parte de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas na graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIFAL-MG. Visto o proponente estar atuando como professor visitante no programa em questão e ter como proposta de trabalho a integração entre as atividades do mestrado em geografia com os cursos de bacharelado e licenciaturas em geografia da UNIFAL-MG e os demais segmentos da sociedade. As ações do curso comtemplam o apoio a formação discente e a profissionais da geografia e outras licenciaturas no sentido de contribuir para a inter-relações entre pesquisa, ensino e extensão. Ademais, a contextualização sobre temas acerca da América Latina são fundamentais para a atualização do debate sobre manutenção de direitos fundamentais, democracia e elaboração de políticas públicas que contribuam com a sociedade em um momento no qual políticas neoliberais estão sendo postas em prática.

Objetivos
Discutir as diferenças nos diferentes projetos de integração regional e as estratégias de cooperação sul-sul Analisar o papel do Brasil nos projetos de integração e sua projeção continental entre 2005 e 2013. Debater as dificuldades e limites dos processos e projetos de integração na América Latina.

Justificativa
O mini-curso “Regionalismos e integração na América Latina” se justifica pela necessidade de um maior aprofundamento de temas políticos, econômicos e sociais concernentes a América Latina, em especial no que tange a ascensão de governos progressistas e de orientação mais a esquerda a partir da primeira década do século XXI. Trata-se também de uma oportunidade para que os discentes do curso de licenciatura em geografia possam ter contato com abordagens importantes e distintas acerca dos processos de integração regional no continente. É fundamental que os alunos do mencionado curso possam refletir sobre as razões que levaram os Estados latino-americanos (em especial com a referência do Brasil) a se aproximarem no início do século XXI e adotarem posturas de cooperação, bem como, pensar as consequências do processo. Ademais, é um olhar para os outros territórios latino-americanos e um contato com as estratégias que estão inseridas no contexto da Cooperação sul-sul.

Beneficiário
Discentes dos cursos de graduação (licenciatura e bacharelado) e pós-graduação em Geografia da UNIFAL-MG, discentes de outros cursos da instituição e demais interessados na temática da comunidade externa.