ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO NO MUNICÍPIO DE MACHADO - MG

Apresentação
Este projeto se encontra vinculado à ITCP/UNIFAL - MG, um programa de extensão da universidade que vem desenvolvendo suas atividades dentro da temática de geração de trabalho e renda, especificamente, por meio da economia solidária. Nesse contexto, a partir de uma demanda da secretaria de educação de Machado - MG, propõe-se a incubação de um grupo de motoristas de vans, micro ônibus e ônibus, com vistas a consolidação de uma cooperativa de transportes alternativos. Além disso, pretende-se também a incubação de um grupo de catadores de materiais recicláveis, com vistas a formação de uma associação de catadores.

Introdução
A Economia Solidária tem representado uma nova forma de se organizar enquanto trabalhadores e um empenho coletivo de se manter ou de se inserir (quando excluídos) no mercado e na sociedade. É neste contexto, que surgem as Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares – ITCP’s, que buscam articular, multidisciplinarmente, áreas de conhecimento de universidades brasileiras com grupos populares interessados em gerar trabalho e renda, visando a contribuir na formação de cooperativas populares e/ou empresas autogestionárias, nas quais os trabalhadores têm o controle coletivo de todo o processo de produção, desde a atividade fim até a gestão do empreendimento. No que se refere ao seu campo de atuação, esse projeto tem como proposta a incubação de dois grupos no município de Machado - MG, com vistas a formação de empreendimentos econômicos solidários. Um dos grupos é formado por motoristas de vans, micro ônibus e ônibus, e o outro grupo por catadores de materiais recicláveis.

Objetivo Geral
Incubar dois grupos de trabalhadores e trabalhadoras, sendo um de motoristas de transportes alternativos, e outro de catadores de materiais recicláveis.

Objetivos Específicos
- Buscar a sensibilização dos(as) trabalhadores(as), dentro da proposta dialógica do processo de incubação da ITCP/UNIFAL, a respeito dos princípios da Economia Solidária; - Atender a demandas de capacitação em autogestão, associativismo, gênero, cooperativismo dos(as) trabalhadores (as) para que estes possam gerir sua cooperativa de maneira autônoma.

Justificativa
A ITCP/UNIFAL – MG vem desenvolvendo suas atividades com relevante participação dos grupos incubados. Através da relação dialógica que se mantém entre a Incubadora e os grupos beneficiários, ou seja, relação de trocas de conhecimentos e saberes, se constrói a base para o desenvolvimento das atividades propostas, que vão de encontro às demandas dos grupos.

Beneficiário
Motoristas de vans, micro ônibus e ônibus, e Catadores de materiais recicláveis.