RODA DE CONVERSA EM CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Apresentação
Trata-se de um projeto de extensão que tem como objetivo contribuir para a educação permanente de profissionais de saúde que atuam na atenção primária à saúde no município de Alfenas por meio da abordagem de temas relacionados aos Cuidados Paliativos.

Introdução
Cuidados paliativos tratam-se de uma abordagem destinada a melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares em face de uma doença que ameaça a vida, mediante prevenção e alívio do sofrimento, envolvendo identificação precoce, avaliação rigorosa e tratamento da dor e de outros problemas de ordem biopsicossocial e espiritual. A demanda por CP é um problema atual de saúde pública, haja vista o progressivo envelhecimento da população mundial, cuja consequência revela-se pelo substancial crescimento do número de idosos, que resulta, por sua vez, no aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis (DCNT) (SOUZA et al., 2015). Nesse contexto, evidencia-se a importância dos CP, bem como da reorganização dos serviços de saúde com a finalidade de assegurar sua oferta (VEGA et al., 2001; QUEIROZ et al., 2013). Os CP podem ser desenvolvidos em ambiente ambulatorial, hospitalar e no próprio domicílio do paciente. Contudo, além de os serviços de CP serem escassos no Brasil, a maioria deles está no âmbito hospitalar. Ainda, a falta de conhecimento dos profissionais de saúde sobre a temática dos CP, é uma das barreiras que dificulta o acesso da população a estes cuidados. Diante disso, tornam-se relevantes ações que visem estimular o avanço dessa abordagem na atenção primária à saúde, além de fornecer aos profissionais que atuam na atenção básica, meios para aprofundar seus conhecimentos na área.

Objetivo Geral
Contribuir para a educação permanente, na área de Cuidados Paliativos, de profissionais de saúde da rede de atenção básica do município de Alfenas.

Objetivos Específicos
Proporcionar aos profissionais de saúde momentos de interação no qual possam compartilhar suas dificuldades e dúvidas relacionadas à prestação de assistência na área de Cuidados Paliativos; apresentar aos profissionais de saúde aulas dialogadas sobre temas específicos relacionados aos Cuidados Paliativos; promover um ambiente multiprofissional e interdisciplinar, por meio da participação de alunos de graduação e profissionais de diversas áreas da saúde.

Justificativa
Diante da falta de preparo dos profissionais de saúde para o atendimento a questões relacionadas aos Cuidados Paliativos e da escassez de serviços de Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde, torna-se necessário ações que visem colaborar para a educação permanente dos profissionais de saúde sobre a temática, bem como fomentar o oferecimento desta abordagem de cuidados na atenção básica.

Beneficiário
Serão beneficiados diretamente os profissionais de saúde da atenção primária do município de Alfenas, bem como os pacientes atendidos pelos mesmos.