DECOMPONDO: COMPOSTAGEM E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPUS

Apresentação
O presente projeto terá como foco principal a implementação de um pátio didático de compostagem de pequeno porte, com fins à geração de adubo orgânico a partir dos resíduos sólidos orgânicos produzidos pelo restaurante universitário. A implementação de espaços voltados a práticas sustentáveis, especialmente dentro de um ambiente de formação e de trabalho, permite que novos valores sejam cultivados, promovendo a mudança de atitudes, a geração de novos conhecimentos e, em última análise, incrementando a qualidade de vida. O campus de Poços de Caldas, além de estar cercado por uma exuberante natureza, possui uma ampla área com enorme potencial de práticas sustentáveis que podem ressaltar o contato com a natureza e com atividades sustentáveis. O projeto visa atender a comunidade universitária,e servir futuramente de espaço de visita didática de escolas e outras instituições da região. É também um componente do Programa "RenovaFlora: Integrando Conhecimento e Conservação"

Objetivos
Implementar um pátio didático de compostagem de pequeno porte no campus de Poços de Caldas da UNIFAL-MG. -Quantificar a massa de resíduos orgânicos produzidos na UNIFAL Campus Poços de Caldas; -Criar leiras de compostagem juntamente com discentes de graduação e pós graduação; -Divulgação junto à comunidade acadêmica e da cidade sobre o projeto de compostagem; -Manutenção do sistema de compostagem - Diminuir o volume de descarte inadequado de resíduos orgânicos gerados pelo restaurante universitário; - Produzir composto orgânico de qualidade para uso na horta, viveiro de mudas e jardins da universidade; - Incrementar a qualidade de vida e de trabalho no campus; -Promover, sensibilizar e conscientizar sobre os benefícios e a importância da sustentabilidade (ambiental, social e financeira) no meio acadêmico (PDI UNIFAL-MG)

Justificativa
A implementação de um projeto de compostagem em um campus de formação em ciência e tecnologia é motivada por uma série de fatores que enfatizam a importância da educação ambiental focada na sustentabilidade. No cenário atual, onde a resiliência dos ecossistemas está ameaçada pelas práticas de vida predominantes nas sociedades humanas, a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas requer ações conjuntas e o envolvimento consciente da população sobre o impacto de suas escolhas no meio ambiente. As diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) ressaltam a necessidade de ações locais e globais coordenadas, destacando a gestão de resíduos como um componente essencial dessas iniciativas. A gestão de resíduos é um problema crescente nas cidades, agravado por fatores como custos elevados de coleta, dificuldades em encontrar locais de descarte adequados, e os riscos à saúde pública associados à má gestão dos resíduos. Há uma demanda interna significativa por uma melhor gestão dos resíduos orgânicos gerados no Restaurante Universitário, que atualmente são descartados junto ao lixo comum sem um destino apropriado. Simultaneamente, existe a necessidade de adubo orgânico para o plantio de espécies vegetais, conforme previsto no plano diretor do campus. A compostagem dos resíduos orgânicos não apenas atende a essa demanda, mas também contribui para a produção de alimentos na horta do campus. Este processo oferece uma oportunidade única de integrar estudantes em um debate crítico e urgente sobre gestão de resíduos, produção de alimentos orgânicos e a sustentabilidade ambiental — temas que são altamente relevantes para os futuros profissionais formados no ICT, especialmente nas áreas de engenharia ambiental e química. Além disso, a interdisciplinaridade presente no modelo do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT) reforça a pertinência do projeto de compostagem. Os espaços de educação e pesquisa no campus permitem que os participantes explorem possibilidades de aperfeiçoamento e inovação, bem como novas áreas de pesquisa. O projeto de compostagem, portanto, não é apenas uma solução prática para a gestão de resíduos, mas também um campo fértil para a educação, a pesquisa e o desenvolvimento de competências essenciais para enfrentar os desafios ambientais do presente e do futuro. Para além da compostagem, este projeto visa utilizar a educação ambiental como ferramenta de busca e formação de conhecimento e pensamento crítico, incentivando uma reflexão sobre hábitos de consumo. Em nossa sociedade, o consumo é frequentemente visto como um indicador de crescimento econômico. No entanto, este projeto busca lançar luz sobre o consumo de modo mais amplo, avaliando não apenas os aspectos positivos, mas também os elos frágeis dessa cadeia produtiva, especialmente aqueles relacionados ao início e ao fim dessa cadeia. Nosso atual modo de produção e consumo não considera a finitude do planeta, uma limitação óbvia que muitas vezes não é clara para toda a população. Alternativas de produção, gestão de resíduos e consumo são urgentes para viabilizar a permanência de nossa sociedade no mundo. Nesse contexto, surgem alternativas como a proposta deste projeto, que não apenas oferece soluções práticas para desafios imediatos, mas também promove uma conscientização crítica sobre a sustentabilidade a longo prazo.

Beneficiário
Acadêmicos (graduação e pós) e funcionários da UNIFAL envolvidos, alunos e professores de escolas públicas e particulares visitantes, população da cidade de Poços de Caldas.