PROJETO DE EXTENSÃO PRIMEIROS SOCORROS

Apresentação
O projeto de Primeiros Socorros tem como objetivo promover o conhecimento teórico e prático dos protocolos de suporte básico de vida para a comunidade interna e externa. Por meio de cursos e treinamentos práticos com simulações realistas, o projeto busca dinamizar a formação do público geral. A capacitação em primeiros socorros desempenha um papel essencial na prevenção de lesões e agravos em situações de emergência, contribuindo para salvar vidas e minimizar a gravidade dos danos ao orientar sobre o comportamento adequado em cada cenário. As atividades do projeto estão alinhadas com os pilares de ensino, pesquisa e extensão, além de atender aos indicadores brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, com destaque para os ODS 3 e 4 que preconizam “Saúde e bem-estar ” e “Educação de qualidade”.

Objetivos
O projeto de extensão de Primeiros Socorros tem como objetivo principal a capacitação adequada e atualizada da comunidade interna e externa à UNIFAL-MG em suporte básico de vida, tornando cada indivíduo mais apto a atuar em situações de emergência. Dessa forma, busca tornar mais forte o elo e contato entre ambiente universitário e a sociedade, conscientizando e demonstrando a importância do conhecimento em primeiros socorros para a vida em sociedade.

Justificativa
As técnicas de primeiros socorros, são habilidades simples que não necessitam de alta tecnologia para sua execução, mas indispensáveis para auxílio às vítimas de acidentes e mal súbito, fazendo a diferença entre a continuidade da vida e o óbito. Todavia, essa prática só se torna eficaz quando há pessoas treinadas adequadamente para bem executar os procedimentos. Assim, é possível demonstrar a importância das atividades educativas promovidas pelo projeto de primeiros socorros, uma vez que ele visa o desenvolvimento das habilidades em suporte básico de vida.

Beneficiário
Discentes de graduação e pós-graduação assistidos ou não da UNIFAL-MG, servidores e terceirizados da UNIFAL-MG e de outras instituições, professores de instituições públicas e privadas, instrutores e atiradores do TG 04-004 (Alfenas-MG), Estagiários do LACEN e comunidade em geral.