COMCIÊNCIA: O DESPERTAR DAS GEOCIÊNCIAS POR MEIO DE EXPERIMENTOS

Apresentação
Alberto Silva coloca, em seu livro "Mineração na Escola, que "A Terra e o seu entorno muito representam para todos nós. Ao habitar a última fase da era geológica, que, se comparada a um dia de 24 horas, seria o tempo equivalente ao último segundo do dia, o ser humano é quem usufrui, com mais eficiência, de seus recursos naturais." Este projeto visa levar a comunidade ao encontro de experimentos no âmbito das geociências, visando o conhecimento do nosso planeta e de como ele se formou, para que haja compreensão de como podemos viver em harmonia e também aproveitar os recursos que temos de forma sustentável.

Objetivos
Desenvolver material didático para fomentar os experimentos nas escolas (este material será distribuído nas escolas visitadas), realizar visitas e palestras para divulgação, realização experimentos e demonstrações em escolas, feiras e SNCT.

Justificativa
A economia brasileira sempre apresentou uma relação estreita com a extração mineral, sendo esta verificada desde os tempos do Brasil como colônia, quando foi um dos vetores da ocupação territorial do país. Desde aquela época, a mineração é um dos setores básicos da economia, sendo atualmente responsável por três a cinco por cento do Produto Interno Bruno – PIB, tendo chegado ao ano 2000 a oito e meio por cento do PIB, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pode- se destacar ainda, que no ano de 2011 o valor da produção mineral brasileira chegou a USD 50 bilhões, segundo ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A extração mineral é responsável por grande parte da obtenção de matérias primas utilizadas pela sociedade, sendo importante em diversos setores. Crianças e Jovens apresentam muita curiosidade com atividades práticas ligadas a experimentos. Passar conceitos utilizando as experimentações será muito interessante e didático.

Beneficiário
Crianças e Jovens da Rede Pública e Privada de Ensino da Cidade de Poços de Caldas, MG e demais pessoas da Comunidade.