MENTORING: APOIO AOS ESTUDANTES DE MEDICINA

Apresentação
O Projeto Mentoring do curso de Medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) iniciou-se em fevereiro de 2016 e corresponde às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina. Foi inspirado em Programas Mentoring implantados em Escolas Médicas no Brasil desde a década de 1990, reconhecendo que a formação do futuro médico é marcada por intenso estresse acadêmico e emocional. O Mentoring tem papel preventivo e de suporte para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de Medicina. As ações visam acompanhar o estudante longitudinalmente para proporcionar momentos de reflexão, tomada de consciência e competências para enfrentar o meio acadêmico, social e profissional. A participação é voluntária e estimulada por meio de horas de atividades complementares.

Objetivos
-Acolher o estudante que sai de seu núcleo familiar e se insere na Universidade, ambiente novo, com exigências de novas posturas e responsabilidades e lhe oferecer suporte para que enfrente a formação acadêmica e a profissão com menos angústia e adoecimento; - Promover discussões e reflexões sobre temas de interesse dos estudantes, a fim de auxiliá-los a desenvolver competências para enfrentar dificuldades pessoais, acadêmicas e profissionais; - Detectar estudantes em sofrimento psíquico ou que possam apresentar quadros de transtornos mentais ou comportamentais relacionados ao uso de álcool e outras substâncias psicoativas para que possam ser encaminhados a tratamento.

Justificativa
O ingresso na Universidade para o jovem, ao mesmo tempo em que sinaliza uma conquista, pode se tornar um período crítico, de maior vulnerabilidade para o início e manutenção do uso de álcool e outras drogas e desenvolvimento de sofrimento e transtornos psíquicos, pois é um período em que o jovem se distancia do núcleo familiar e se insere em um novo contexto que requer adaptações, novas posturas e responsabilidades. Estudos apontam que a prevalência de sintomas depressivos, de ansiedade, uso de álcool e outras drogas e suicídio é maior entre os estudantes de Medicina quando comparados à população geral. Isso ocorre porque esses estudantes estão sujeitos a potentes estressores, tais como rede de apoio deficiente, sobrecarga de conhecimentos, competição, dificuldade na administração do tempo, individualismo, responsabilidade e expectativas sociais do papel de médico, contato com a morte e processos patológicos, exame físico de pacientes, medo de adquirir doenças, de cometer erros e sentimentos de impotência diante de certas doenças. Por isso, faz-se necessário propostas de prevenção (apoio ou suporte) e intervenção para esta dada população, como o Mentoring.

Beneficiário
Estudantes de Medicina da UNIFAL-MG.