OFICINA DE PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS DO PET/ODONTOLOGIA

Apresentação
Essa Oficina idealizada pelo Grupo PET-Odontologia da UNIFAL-MG possui como objetivo oferecer ao discente uma revisão teórica acerca dos medicamentos mais utilizados na área odontológica, principalmente nas áreas da endodontia e cirurgia por serem as especialidades odontológicas que mais lançam mão de protocolos medicamentosos como terapia coadjuvante. A abordagem ocorrerá por meio de palestra expositiva e treinamento prático em prescrição. Os principais tópicos que serão abordados são: como prescrever esses medicamentos e as principais contraindicações. Todos os tópicos serão abordados de forma a garantir a maior experiência clínica da Prescrição Medicamentosa propriamente dita, de forma que durante a dinâmica de apresentação Oficina seja priorizada e estimulada a capacidade crítica do ouvinte, para que aprenda a agir diante de cada situação, e escolher com sensatez cada medicamento, conforme caso e paciente, individualmente.

Objetivos
Aprimorar o conhecimento dos membros do grupo PET – Odontologia e dos demais discentes participantes da oficina no que cabe à prescrição de forma correta os medicamentos que o cirurgião dentista tem competência, bem como revisar aspectos importantes sobre esses, como contraindicação e efeitos colaterais; saber qual medicação está indicada para coadjuvar em tratamentos odontológicos; além de reconhecer e prevenir situações adversas que podem ocorrer durante o tratamento odontológico devido ao uso de determinadas medicações sistêmicas.

Justificativa
A terapêutica medicamentosa é de suma importância para o tratamento odontológico, sendo um dos mais essenciais e eficazes instrumentos auxiliares do cirurgião-dentista frente a procedimentos em boca, ou em promoção de saúde geral. Por ser um dos profissionais habilitados a prescrever medicamentos, o cirurgião-dentista deve sempre buscar aprimorar seus conhecimentos sobre essa temática, e questionar-se frequentemente sobre sua capacidade de prescrever corretamente cada medicamento, se está acompanhando a atualização da indústria farmacêutica e mais ainda, valorizar seu conhecimento em relação aos medicamentos, haja vista a constante preocupação entre benefícios e malefícios de uma droga. Assim, essa oficina visa revisar e atualizar o conhecimento dos discentes sobre as classes medicamentosas de maior importância em sua área de atuação, garantindo dessa forma benefícios aos petianos, colegas, além de pacientes e comunidade em geral.

Beneficiário
A atividade está destinada aos discentes de Odontologia que já tenham cursado a disciplina de farmacoterapêutica.