EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONCEITOS E AVALIAÇÃO

Apresentação
O Curso semipresencial, oferecido pela Pró-reitoria de Extensão da UNIFAL-MG, com 12 horas de carga horária, objetiva discutir vários aspectos da ação extensionista, alguns conceitos e o processo de avaliação da Extensão Universitária. O curso irá discorrer sobre Extensão Universitária, desde a concepção da proposta, uso do sistema de Cadastro da Extensão (CAEX), avaliação das propostas, perpassando pelo desenvolvimento, seus produtos e a elaboração do relatório final. Essa atividade está vinculada ao Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (PRODOC).

Objetivos
- Discutir sobre elaboração de propostas de extensão e sua avaliação (segundo edital e uso do CAEX); - Esclarecer sobre as diretrizes nacionais de Extensão Universitária; - Compreender a relevância do processo avaliativo em todas as etapas das ações extensionistas, desde a elaboração da proposta até o relatório final; - Expor sobre os desdobramentos das ações de extensão em publicações e outros produtos acadêmicos.

Justificativa
A cada ano as ações de extensão na UNIFAL-MG se ampliam, mas ainda não é suficiente para abranger a demanda estabelecida pelo PNE (2012), e também o fomento de auxílio às propostas não conseguem atender a essa demanda crescente. Assim, há necessidade de avaliação criteriosa das propostas buscando oferecer bolsas para as melhores ações. Para concessão de bolsas, uma forma relevante de auxílio às ações, é realizado anualmente edital para classificar as melhores propostas e distribuir o número limitado de bolsas, possibilitadas por meio do orçamento destinado à extensão universitária. Na busca da institucionalização da Extensão Universitária com qualidade, e que as propostas de ações se tornam mais valorizadas, é premente uma discussão sobre os componentes teórico conceitual, especificamente a definição das diretrizes e objetivos da Extensão Universitária, dos tipos de ações a serem desenvolvidas e da metodologia a ser adotada em sua implementação. Esses elementos que constituem a proposta de ação de extensão, somados ao escopo de um instrumento avaliativo e a organização do Sistema Informatizado para registro das ações (CAEX) irão compor esse curso de capacitação. Na intenção de discutir a necessidade de aprimoramento e ampliação das ações na nossa universidade, buscando atender ao Plano Nacional de Educação (PNE, 2012), que solicita 10% de carga horária nos cursos de graduação o estímulo que a abordagem desse curso trará pode repercutir em fomento à comunidade universitária na valorização pela compreensão do processo na formação do discente e na qualidade do trabalho docente. O curso pretende atender a todos os servidores da UNIFAL-MG que tenham interesse na Extensão Universitária, mas será estimulado, sobretudo, aos Coordenadores de Extensão das Unidades Acadêmicas, visando alinhar as formas de conduta no processo de avaliação estabelecido em edital e orientado pelo Sistema CAEX.

Beneficiário
Pessoas interessadas ao tema e principalmente os Servidores da UNIFAL-MG.