WORKSHOP METODOLOGIAS ATIVAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

Apresentação
O mundo globalizado tem exigido que as Instituições de Ensino apresentem resultados de qualidade, eficiência e eficácia no processo de formação de seus estudantes. Assim, os docentes têm sido cobrados em ofertar uma educação mais reflexiva, que busque respostas a desafios impostos pelas necessidades de saúde da população. Para além das competências técnicas, as diretrizes nacionais do ensino em saúde, apontam a necessidade de formação de profissionais competentes e capazes de atuar com responsabilidade social, comprometimento com a cidadania, exercendo o papel de promoção à saúde integral do ser humano. Diferentes estratégias metodológicas podem ser adotadas pelo docente, para a inserção do aluno no contexto social e político, em diversificados cenários de ensino e aprendizagem. A adoção de metodologias ativas no ensino superior contribui para a formação desse perfil de estudantes, em especial quando utilizada a Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problema (ABP).

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
O uso de metodologias ativas tem sido estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais da área da saúde como estratégia pedagógica para a formação de estudantes sujeitos ativos de seu processo ensino e aprendizagem, autônomos, criativos, reflexivos, promovendo uma educação contextualizada. Assim, o conhecimento sobre as metodologias ativas, em especial da problematização, pelos docentes possibilitará uma supervisão mais qualificada de estudantes dos últimos períodos do curso de graduação em enfermagem nos diferentes cenários de práticas em saúde coletiva.

Beneficiário
Este Workshop é destinado aos docentes que atuam na Supervisão do Estágio Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem e estudantes de pós-graduação em saúde da família da Escola de Enfermagem.