CONSUMO ENERGÉTICO E HÍDRICO DAS FAMÍLIAS DOS DISCENTES DO ICSA/UNIFAL VARGINHA – ACESSO, GESTÃO DAS DESPESAS E USO CONSCIENTE

Apresentação
A gestão financeira e o uso consciente relativos ao consumo dos recursos hídricos e energéticos devem ser estimulados junto às famílias dos discentes entrantes do ICSA. O propósito inicial é conhecer o perfil de despesas com o abastecimento residencial de água e energia elétrica e propor medidas para otimizar esses gastos em relação a renda familiar e ao mesmo tempo promover o uso sustentável de recursos vitais ao ser humano. É evidente que disponibilidade de energia elétrica e água potável está fortemente relacionada à melhoria da qualidade de vida. Acesso a estes recursos afetam grandemente não só as atividades de produção de bens mas, também os serviços de saúde, educação, lazer, comércio, dentre outros, dando contornos de modernidade possibilitando o desfrute das melhores condições de vida que a humanidade antes jamais alcançou. Busca se prover o discente de conhecimento e capacitação para intervir no ambiente familiar e estimular a boa gestão do uso desses recursos.

Objetivos
Levar os discentes ingressantes a experienciar uma atuação de caráter extensionista retornando à sociedade na forma de conhecimento aplicado, factível e útil para melhoria da qualidade de vida de sua família. O objetivo geral deste projeto é avaliar a participação das despesas com água e energia elétrica na renda de suas famílias. Num segundo momento os discentes irão orientar seus familiares quanto ao uso consciente e sustentável. Propor medidas de combate ao desperdício e realizar monitoramento do consumo e no sentido de obter diminuição dos gastos e melhoria das finanças da família) – Objetivos Específicos ( 1-Conhecer o perfil de consumo hídrico e energético das famílias dos discentes ingressantes no ICSA. (Consumo consciente, pobreza energética) 2-Verificar a participação das despesas com consumo de serviços de água e energia nas despesas totais e na renda das famílias. 3-Orientar a família quanto ao uso racional dos serviços no sentido de evitar desperdícios e promover o uso consciente e sustentável dos recursos naturais envolvidos promovendo a responsabilidade socioambiental. 4-Monitorar ao longo do tempo as despesas potencializando ações corretivas e economia de recursos financeiros e ambientais. 5-Minimizar as despesas com água e energia ou quando for o caso orientar a família na busca de programas sociais que visam garantir o acesso aos itens sob análise.

Justificativa
Há duas justificativas principais para a realização do presente projeto: - 1ª Refere se no direcionamento vindo de instâncias superiores conforme preconiza a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES) Nº 7/2018, que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regulamenta a meta 12.7 da lei nº 13.005/2014. A meta 12.7 trata de assegurar no mínimo 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária orientados para áreas de grande pertinência social. - 2ª O público alvo do projeto trata-se de relevante setor da sociedade, as famílias dos discentes. O propósito é levar conhecimentos e orientar ações que levem os componentes da família a desenvolverem hábitos compatíveis com o consumo consciente de água e energia elétrica. Serão esclarecidos sobre a relevância do uso sustentável desses recursos e seus efeitos sobre as questões sociais, ambientais e econômicas.

Beneficiário
Discentes e suas famílias - oportunizar ao discente ingressante uma experiência extensionista potencializando junto de sua família o uso racional de água e energia, melhorias das finanças e o consumo socialmente responsável. No caso de estudantes com famílias muitos distantes, poderão trabalhar com seu local de moradia em Varginha ou em residências na vizinhança.