LABORATÓRIO VIRTUAL PARA O ENSINO DE MÚSICA

Apresentação
Este projeto visa desenvolver um laboratório virtual, usando de dispositivos piratas apreendidos pela Receita Federal, para ser usada como ferramenta para o ensino de teoria musical. Essa proposta foi apresentada e aprovada no WorkShop nacional organizado pela Receita Federal. Nesse workshop, a Receita Federal recebeu propostas de projetos com relevância social, sustentabilidade, que favoreça o trabalho em rede, fáceis de implantar para serem usados na descaracterização dos aparelhos apreendidos, denominados TVBox, que são usados de forma criminosa na pirataria do sinal das TVs por assinatura. A proposta aprovada é para usar as TVBox com uma instalação de um linux (armbian) e um software para edição de partituras, denominado Musescore, além da produção de material para o ensino de música (video-aulas, objetos de aprendizagem, atividades). Esse material será então encaminhado para as escolas interessadas. A disponibilização dos dispositivos (TVBox) e o auxílio na distribuição do material produziado será realizada pela Receita Federal, como parte da parceria firmada com a UNIFAL-MG.

Objetivos
O objetivo principal desse projeto é transformar as tvboxs em laboratórios virtuais para o ensino de música, usando o Musescore, principalmente, como ferramenta para estudo de teoria musical e edição de partituras. Objetivos específicos: Testar a instalação e o uso dos softwares (armbian, musescore, player de vídeo, visualizador dos objetos de aprendizagem) no maior número de TVBox possível. Por ser um aparelho para uso pirata, existe pouco ou nenhuma documentação do hardware, o que demandará um tempo importante desse projeto. Produzir um roteiro para configuração de instalação do laboratório virtual para o ensino de música. Além da publicação de imagens do sistema para que possa ser utilizado e distribuído para os interessados. Produzir o material educacional que estará instalado nos laboratórios virtuais, como video aulas para ensinar alguns conceitos da teoria musical e como esse conceitos são representados numa partitura (musescore). Além dos videos interativos, outros materiais como objetos de aprendizagem, atividades autoavaliativas, etc. Reproduzir e distribuir esse material para as instituições de ensino interessadas.

Justificativa
Existem diversas razões pelas quais a música deve ser ensinada nas escolas: (1) desenvolvimento cognitivo: a música tem sido comprovadamente associada ao desenvolvimento cognitivo das crianças, incluindo habilidades como memória, linguagem, atenção e raciocínio. O ensino da música nas escolas pode ajudar a melhorar essas habilidades e contribuir para um melhor desempenho acadêmico; (2) desenvolvimento social e emocional: a música é uma forma de expressão emocional e pode ajudar as crianças a desenvolverem habilidades sociais, como colaboração, trabalho em equipe e comunicação. Além disso, a música pode ser uma fonte de alívio do estresse e ajudar a melhorar o bem-estar emocional; (3) desenvolvimento cultural: a música é uma forma de arte que faz parte da cultura humana há milhares de anos. Aprender sobre a música e as tradições musicais de diferentes culturas pode ajudar as crianças a se conectarem com o mundo ao seu redor e a apreciar a diversidade cultural; (4) desenvolvimento de habilidades motoras: tocar um instrumento musical ou cantar envolve o desenvolvimento de habilidades motoras finas e grossas, o que pode ser benéfico para o desenvolvimento físico das crianças; (5) oportunidade de carreira: música é uma indústria importante e em crescimento, com muitas oportunidades de carreira em áreas como performance, produção musical e educação musical. Aprender música nas escolas pode abrir portas para futuras oportunidades de carreira. Atualmente, o ensino de música não está disseminado nas escolas, como deveria. E quando há atividades musicais nas escolas, elas acontecem principalmente através de práticas com instrumentos como flauta doce, por exemplo. Nos conservatório de música, a teoria musical é apresentada, principalmente, usando métodos tradicionais, com quadro, giz, caderno de música, lapis e borracha. Dessa forma, percebe-se uma carência de uma ferramenta para possa motivar e potencializar o ensino de música nas escolas.

Beneficiário
Esse projeto terá a participação direta de alunos com conhecimento de informática e música, que serão responsáveis pela instalação dos softwares, configuração dos dispositivos e a criação de material para a implementação do laboratório virtual. Indiretamente, todos os alunos que tiverem acesso ao material produzido serão beneficiados por essa proposta.