UMA MOSTRA: GALERIA VIRTUAL

Apresentação
UMA MOSTRA – galeria virtual UNIFAL-MG é um projeto que tem como principal objetivo a criação de uma galeria de arte virtual como um espaço de divulgação e promoção de produções artístico-culturais contemporâneas nos mais variados formatos, linguagens e estéticas. Com exposições anuais e contando com a participação tanto da comunidade interna quanto externa, UMA MOSTRA abre para submissões sempre no segundo semestre do ano. Além da galeria virtual, o projeto UMA MOSTRA conta também com uma equipe interessada em desenvolver atividades em curadoria e nos campos de produção cultural, organização de eventos, divulgação e produção de material, além de trabalhos acadêmicos relacionados à relação entre as artes, literatura e cultura.

Objetivos
1. incentivar a produção artístico-cultural da comunidade interna e local; - incentivar a produção artístico-cultural da comunidade externa; 2. criar uma equipe que pense ações no campo da arte e da cultura nesta instituição e na região a partir da galeria; 3. criar uma equipe que pense em atividades relacionadas ao campo de arte e cultura na cidade e na instituição; 4. discutir com a equipe organizadora noções de curadoria, organização e produção de eventos, produção e edição de material e divulgação; 5. pensar nas relações que podemos estabelecer com as escolas; - desenvolver trabalhos acadêmicos no campo das artes e da literatura; 6. Promover ações colaborativas e interdisciplinares; 7. produzir e incentivar a pesquisa nesta instituição possibilitando que discentes apresentem suas produções e resultados; 8. formar leitores mais críticos e aptos a perceberem as novas linguagens artístico-literárias e sua posição contra hegemônica; 9. incentivar a produção artístico-literária; 10. ampliar as reflexões acerca de produções contemporâneos e seu papel como representante da sociedade atual ampliando a capacidade de leitura e escrita, com ênfase no letramento literário; 11. Permitir um espaço adequado para discussões e debates voltados para a importância das novas poéticas e produções como meio de conhecimento dos saberes contemporâneos; 12. incentivar o trabalho coletivo como forma de circulação e ampliação de saberes na comunidade e no ambiente universitário.

Justificativa
Percebemos uma constante emergência em dialogar com ações do nosso tempo, porém sem não antes nos depararmos com várias dificuldades. Diante do pluralismo que hoje caracteriza as artes e a literatura contemporâneas, qualquer definição torna-se provisória. Solange Ribeiro de Oliveira, em sua obra “Perdida entre signos”, afirma que “o estudo da relação entre a Literatura, as artes e mídias oferece uma entrada promissora para a compreensão de um tempo – o nosso – cuja proximidade desafia o olhar” (p.15). Esse desafio começa pela própria conceituação dos termos, quando noções de arte e literatura passam a ser questionadas, quando as metanarrativas perdem sua credibilidade e saberes estanques ofuscam suas bordas. Durante o VII Simpósio Integrado UNIFAL-MG 2021, a subcomissão de arte e cultura foi responsável pela criação de uma galeria virtual que contemplasse produções artístico-culturais submetidas pela comunidade interna e externa, nas mais variadas linguagens e formatos. Ficamos muito satisfeitos com as participações e com a resposta positiva que recebemos. E embora ainda a maior parte dos participantes fossem ainda de Minas, tivemos participações de artistas da Bahia, São Paulo e Pernambuco, por exemplo, e também participação de servidores da UNIFAL-MG e corpo discente. Isso deu impulso para a continuidade da galeria, porém desta vez como uma que fosse não apenas parte do Simpósio, mas da UNIFAL-MG. UMA MOSTRA - galeria virtual UNIFAL-MG funcionaria como um projeto sistemático e institucional que fosse principalmente o espelho das produções locais e regionais, mas que, como já foi dito, também estivesse sempre aberta a produções de âmbito nacional. A galeria teria ainda a parceria com o Simpósio Integrado no que se refere à abertura da galeria, sempre durante o Simpósio. A proposta é que a exposição seja renovada anualmente, com submissões quase concomitantes às submissões de resumo no Simpósio.

Beneficiário
comunidade interna e externa, artistas e poetas