CAPACITAÇÃO EM TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA

Apresentação
Este curso é parte do projeto de Extensão Ações dialógicas no presídio de Alfenas: educação e transformação social, PREAE 4227, cujo custo será efetuado pelo projeto.

Objetivos
- Iniciar um processo crítico reflexivo sobre sua prática comunitária, na perspectiva da valorização do autoconhecimento como recurso de transformação pessoal e social; - Discutir e refletir sobre os eixos teóricos da Terapia Comunitária Integrativa: Pensamento Sistêmico, Teoria da Comunicação, Pedagogia de Paulo Freire, Antropologia Cultural e Resiliência, visando à aplicabilidade destes conhecimentos na prática profissional; - Estimular os trabalhadores para atuarem na perspectiva da ampliação de suas possibilidades para lidar com as crises, provocadas pela violência, abandono social, da depressão coletiva e pelo sofrimento cotidiano. - Facilitar o desenvolvimento de habilidade no trabalho com grupos, mobilizando os recursos e competências, além do resgate dos valores culturais, fortalecendo os vínculos entre trabalhadores e comunidade. - Conhecer as diversas fases do desenvolvimento humano e as repercussões do sofrimento da criança na vida adulta, estimulando o terapeuta à descoberta de novas possibilidades de compreensão do processo saúde/doença.

Justificativa
A Terapia Comunitária Integrativa tem demonstrado ao longo dos anos sua eficiência na promoção da autoestima, na prevenção do adoecimento mental, bem como, tem ajudado as pessoas a resgatarem vínculos afetivos e sociais, sendo considerada um instrumento que facilita a agregação, a mobilização e a inclusão social. Tal atividade consiste na partilha de experiência de vida e sabedoria de forma horizontal e circular onde cada pessoa torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias de vida. Todos são corresponsáveis na busca de soluções e superação dos desafios do cotidiano. Esta estratégia inédita já vem sendo adotada em todas as regiões brasileiras e atualmente é uma das práticas integrativas dentro da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde. Além disso, está também implantada em mais de 20 países da Europa, como Itália, França, Suíça, Alemanha, no continente africano e também na América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai).

Beneficiário
Docentes e discentes da UNIFAL, Policiais Militares, Agentes Penitenciários, Professores de escolas públicas, convidados da comunidade, interessados em conhecer e trabalhar com a Terapia Comunitária Integrativa (TCI).