DE OLHO NO RÓTULO: CONHECENDO O QUE SE COME

Apresentação
O projeto "De Olho no Rótulo: Conhecendo o que se Come tem sido desenvolvido desde 2013 com propósito de educação para a saúde e de contribuição para que comunidade universitária e seus familiares possam fazer escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis, considerando que em sua maioria, esses públicos são carentes de entendimento na leitura dos rótulos e, consequentemente apresentam baixa frequência de leitura desse instrumento. A proposta de familiarizar a comunidade universitária da UNIFAL-MG e possivelmente crianças, em Alfenas/MG, a respeito das informações apresentadas na rotulagem de alimentos, para que possam ter conhecimento dos componentes que fazem parte dos produtos alimentícios consumidos diariamente e os princípios de uma alimentação saudável. Serão desenvolvidas ações educativas e oficinas no Campus Sede da UNIFAL-MG e escolas ou Organização Não Governamental (ONG).

Introdução
O projeto de extensão “DE OLHO NO RÓTULO”: Conhecendo o que se come trabalha desde 2013 com propósito de orientar melhor as escolhas dos alimentos pelos consumidores em diferentes ambientes, como nos supermercados, em Unidade Básica de Saúde, Organização Não Governamental que trabalha com crianças e no Campus Universitário. A promoção de campanhas educativas sobre a rotulagem de alimentos, tem demonstrado sua relevância para melhor entenderem as informações disponibilizadas pela indústria de alimentos nas embalagens dos alimentos. E a inclusão da comunidade universitária desde 2017 nesse público participante do projeto decorre da dificuldade que também demonstraram em entenderem bem as informações disponibilizadas nos rótulos. Nesse contexto, escolhas indevidas, especialmente entre aqueles que precisam fazer alguma restrição ou apresentam algum comprometimento da saúde e não entendem adequadamente como a alimentação pode favorecer ao comprometimento da saúde. Muitos estudos destacam que a não utilização da rotulagem nutricional e/ou sua interpretação incorreta estão associadas a diversos fatores, destacando-se a falta de tempo, insuficiência de conhecimentos sobre nutrição e habilidades matemáticas dos consumidores, que têm dificuldades para usar as informações expostas, a dificuldade de leitura, constituindo-se assim em uma barreira para melhores escolhas alimentares. Com esse projeto espera-se proporcionar, ao maior público possível, orientações sobre rotulagem de alimentos, além de despertar interesse sobre a influência da escolha dos alimentos para uma alimentação saudável, auxiliando, assim, na promoção da saúde dos indivíduos e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis na população em questão. Além disso, a ação pode contribuir para a formação dos acadêmicos, pois devem desempenhar o compromisso e a responsabilidade social, visto que são importantes estímulos para o desenvolvimento das habilidades pessoais e técnicas, influenciando na formação profissional.

Objetivo Geral
Realizar orientações à comunidade universitária a respeito das informações contidas nos rótulos dos alimentos, atuando na promoção da saúde e contribuição para escolhas alimentares mais saudáveis.

Objetivos Específicos
Aprender a entender os rótulos dos alimentos; - Conhecer os termos e os componentes nutricionais presentes nos alimentos; - Contribuir para adoção de atitudes positivas em relação à escolha dos alimentos, baseando-se em seus rótulos; - Motivar o público alvo a transformarem seus hábitos alimentares, bem como a sociedade em que se inserem; - Colaborar para construção de uma visão crítica a respeito da rotulagem dos alimentos. - Investigar o conhecimento dos participantes em relação à temática central do projeto; - Promover educação nutricional em relação à leitura e compreensão da rotulagem de alimentos.

Justificativa
Atualmente, a presença de alimentos industrializados é constante, na maioria dos lares brasileiros, em parte devido à maior expansão das indústrias e à mudança dos hábitos alimentares. Há estudos que relacionam o consumo desses produtos com algumas doenças, inclusive a obesidade e hipertensão (HISSANAGA; PROENÇA; BLOCK, 2012; AUED-PIMENTEL et al., 2009). Associado a isso, vários trabalhos demonstram que as informações de rotulagem nos alimentos ainda não são bem compreendidas pelos consumidores o que favorece muitas vezes escolhas baseadas em publicidade, praticidade, atratividade das embalagens e informações equivocadas, que culminam no consumo de alimentos pouco saudáveis (MARTINS, 2014). Assim, ações estratégias de educação nutricional elucidativas e de conscientização poderão auxiliar, por meio das informações contidas nos rótulos a escolha de alimentos mais saudáveis pelo público envolvido. Para os alunos, possibilita a conciliação entre o aprendizado profissional e a formação cidadã.

Beneficiário
A ação beneficiará estudantes e demais interessados da comunidade universitária, campus Sede UNIFAL-MG.