APOIO À GESTÃO FINANCEIRA DE PEQUENOS NEGÓCIOS

Apresentação
O projeto propõe promover apoio à gestão de negócios de Varginha e Região nos diversos segmentos, como Agronegócio, Comércio, Indústria, etc.. Mediante ações de extensão, pretende-se integrar a universidade à comunidade de Varginha e Região. Este projeto de extensão contará com duas vertentes complementares, sendo cursos de curta duração referente aos temas de gestão e apoio à gestão de negócios diversos. Inicialmente serão elaborados cursos de curta duração referentes a temas relacionados à gestão de negócios. Para divulgar estes cursos, serão contactados órgãos de apoio, como Sindicatos Patronais, Cooperativas, ou até mesmo, Associações Comerciais. A partir da realização dos cursos, serão selecionados entre os seus participantes, organizações a serem visitadas pela equipe integrante ao projeto, no sentido de conhecer e diagnosticar a realidade destes negócios, e posteriormente, por meio de de relatórios, contribuir com o seu processo de tomada de decisão.

Introdução
O projeto propõe promover apoio à gestão de negócios de Varginha e Região nos diversos segmentos, como Agronegócio, Comércio, Indústria, etc.. Mediante ações de extensão, pretende-se integrar a universidade à comunidade de Varginha e Região. Este projeto de extensão contará com duas vertentes complementares, sendo cursos de curta duração e um apoio mais próximo à gestão dos pequenos negócios. A partir destas atividades a serem desenvolvidas por este projeto, espera-se contribuir com a formação dos alunos envolvidos, que terão oportunidade de integrar seus conhecimentos à promoção da sociedade, bem como desenvolver suas habilidades específicas e projetar seus aprendizados para a elaboração, produção e disseminação de estudos científicos e produção de trabalhos pertinentes à área. O público-alvo será beneficiado integrando-se à universidade que lhe fornecerá orientação para melhor gerir seu negócio, sendo que essa informação será através de cursos e de visitas e orientações sobre gestão dos negócios.

Objetivo Geral
Proporcionar um contato com os gestores de negócios nos diversos segmentos, como Agronegócio, Comércio, Indústria, etc., de Varginha e Região, conhecendo suas dificuldades e limitações, no sentido de, a partir de treinamentos e de apoio direto à gestão, contribuir com sua respectiva gestão. Além disso, pretende-se proporcionar aos alunos um contato mais próximo com a prática de gestão de negócios.

Objetivos Específicos
 Selecionar temas que sejam relacionados às questões que proporcionem problemas para a gestão dos pequenos negócios;  Elaborar pequenos cursos sobre os referidos temas e posteriormente, divulgá-los aos gestores;  Disseminar a importância de uma gestão mais profissional por meio de técnicas, ferramentas disponíveis, permitindo o desenvolvimento e permanência das organizações no mercado;  Oferecer os treinamentos e identificar, dentre os gestores que tenham se interessado pelos treinamentos, gestores que possam abrir as portas de suas organizações para que a equipe do presente projeto possa conhecer suas realidades, e posteriormente, apresentar possíveis soluções aos problemas enfrentados.  Acompanhar os gestores, no sentido de contribuir com a gestão de uma forma mais efetiva.  Quanto aos alunos, a participação nestas atividades, juntamente com os professores, lhes proporcionarão oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais. Esta oportunidade contribuirá muito com a formação dos alunos.

Justificativa
Conforme pesquisas divulgadas pelo SEBRAE, o número de empresas que fecham suas portas em um período de até 3 anos é muito expressivo. Com isso, este projeto de extensão e torna muito importante e oportuno para os gestores, pois além de oferecer treinamentos sobre temas relevantes para a gestão de seus negócios, possibilita que os pequenos negócios sejam visitados pela equipe do projeto, juntamente com os professores, no sentido de diagnosticar a realidade da organização e apresentar possíveis alternativas para o seu processo de tomada de decisão. Outro ponto relevante que merece destaque na justificativa, é o fato dos alunos envolvidos com o projetos poderem levar para situações reais, conhecimentos que tenham adquiridos em sala de aula. Esta troca de informações entre a academia e a realidade proporcionará aos alunos uma experiência muito rica e que poderão levar para suas vidas profissionais.

Beneficiário
Gestores de negócios de Varginha e Região nos diversos segmentos, como Agronegócio, Comércio, Indústria, etc.