EU SOU VOLUNTÁRIO

Apresentação
A Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIFAL assiste um grande número de pacientes com doenças crônico-degenerativas e agudas, sendo que, apenas o atendimento oferecido pelo estágio obrigatório (dois últimos semestres) torna-se insuficiente, já que os alunos atendem uma grande demanda de pacientes da comunidade externa de baixa renda. Desta maneira, para que um maior número de pacientes seja assistido, em especial pacientes críticos, o Projeto de Extensão “Eu sou Voluntário” da UNIFAL, visa oferecer campo de atividade prática voluntária aos alunos do quinto ao décimo período do curso de fisioterapia. O projeto também conta com equipe multiprofissional, recebendo alunos do curso de nutrição para controle metabólico e ponderal.

Introdução
O curso de fisioterapia da UNIFAL-MG tem como objetivo capacitar o profissional para o exercício de competências e habilidades gerais de atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente relacionados às práticas da Fisioterapia. A Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIFAL assiste um grande número de pacientes com doenças crônico-degenerativas e agudas, sendo que, apenas o atendimento oferecido pelo estágio obrigatório torna-se insuficiente para manter o bem estar e qualidade de vida, já que os alunos dos dois últimos períodos atendem uma grande demanda de pacientes da comunidade externa. Devido a necessidade e busca da comunidade externa (pacientes e servidores), que não são assistidos pela clínica terem uma complementação dos atendimentos e orientação ergonômica, em muitos casos, prevenindo lesões e agravos à saúde. O Projeto de Extensão “Eu sou Voluntário” da UNIFAL, visa oferecer campo de atividade prática voluntária aos alunos do quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono e décimo período do curso de fisioterapia. A partir de 2017, após um pedido de parceria da APAE de Alfenas que buscava auxílio às intervenções de crianças com deficiência, o Projeto Eu Sou Voluntário se estendeu a este campo para auxiliar no desenvolvimento de ações realizadas na fisioterapia na APAE. Desde o ano de 2015, o Projeto de Extensão “Eu sou Voluntário” contará com equipe multiprofissional, recebendo alunos do curso de nutrição para assistir aos pacientes com alteração ponderal ou metabólica, buscando melhorar a reabilitação e a qualidade de vidas da comunidade externa atendida pelo projeto. Além disto, a atividade contribuirá para o aprendizado do aluno, capacitando-o e estimulando-o em relação às práticas profissionais e éticas, permitindo formação de um acadêmico cidadão. A partir de 2019 as ações educacionais se intensificarão por meio de rodas de conversa para promoção de saúde e prevenção. Além do desenvolvimento das atividades de extensão, de pesquisa e aprendizado junto aos docentes e fisioterapeutas que irão acompanhá-los. Sob o ponto de vista social, o Projeto de Extensão “Eu sou Voluntário” permitirá uma atenção especial à indivíduos da comunidade externa que necessitam de fisioterapia nos níveis primários e secundários para alcançar uma melhor qualidade de vida. Vale ressaltar que a Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAL atende, especialmente, pacientes com baixas condições socioeconômicas, que não possuem convênio com setores privados ou condições econômicas para um atendimento particular. Com isso, o referido projeto de extensão irá viabilizar uma ação voluntária com impacto positivo não apenas nas perspectivas acadêmicas, mas também nas questões sociais junto à comunidade menos favorecida do município de Alfenas.

Objetivo Geral
Promover ações interdisciplinares de saúde (intervenção fisioterapêutica e nutricional), promover educação nas diversas áreas da saúde a indivíduos da sociedade civil e exercer ações acadêmicas, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão com acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e Nutrição da UNIFAL-MG.

Objetivos Específicos
Realizar avaliações, intervenções fisioterapêuticas em pacientes com doenças crônico-degenerativas e agudas na Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAL e ações de equoterapia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE-Alfenas; - Realizar avaliações e intervenções nutricionais em pacientes com alteração ponderal ou metabólica na Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAL; - Realizar educação em saúde utilizando estratégia de "roda de conversa" realizadas na salas de espera e com temas abordados de acordo com a demanda da sociedade; - Permitir a inserção do aluno em atividades sociais e acadêmicas; - Elaborar atividades de pesquisa a partir dos dados obtidos durante os atendimentos prestados aos pacientes na Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAL, a fim de melhorar a assistência fisioterapêutica aos mesmos; - Realizar discussões sobre o quadro clínico, condições de saúde e elaboração do programa de tratamento fisioterapêutico baseado em evidencias dos pacientes do projeto.

Justificativa
Ao ingressar na graduação, o acadêmico da área de saúde busca uma formação básica, visando seu futuro profissional e os desafios da profissão escolhida e do mercado de trabalho. Para formar este profissional, um curso da área da saúde, deve garantir saberes teóricos e práticos, voltados para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Estudos já comprovam a importância de projetos de extensão nesta formação básica do aluno, o qual se envolve em atividades teóricas e práticas, pela articulação ensino-pesquisa–extensão. O Projeto de extensão “Eu sou Voluntário” objetiva a formação básica do aluno, pois possibilita ao mesmo desenvolver as atividades práticas, de ensino e de pesquisa e ainda trata-se de uma atividade prática voluntária, colocando o acadêmico como sujeito ativo da assistência à saúde, por meio de suas ideias e conhecimentos. Assim, entende-se que esta atividade propicia ao acadêmico um crescimento para sua prática ética, profissional e pessoal (FERNANDES, TAKAHASHI, 2001). Os alunos que optarem realizar atividades voluntárias, por interesse próprio, terão a oportunidade de conhecer e vivenciar o papel de um profissional inserido na Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIFAL-MG. Desta maneira, além do acadêmico dar continuidade ao atendimento de pacientes, ainda irá exercitar a criatividade, o questionamento e se tornar protagonista do seu aprendizado, aprendendo a construir seu fazer, e tornando-se um profissional habilitado às práticas fisioterapêuticas ou de outra formação. Vale destacar ainda, que o projeto de extensão atende a uma população de baixa renda do município de Alfenas-MG. Os benefícios da fisioterapia e de outras áreas da saúde nesta população podem proporcionar uma melhora do bem-estar físico e, consequentemente da qualidade de vida destes cidadãos. Com isso, é possível reintegrá-los à sociedade, aprimorando suas funções de autocuidado, lazer e laborais. Visando o bem estar desta população, o objetivo do projeto é assistir indivíduos com doenças crônico-degenerativas e em fase aguda por meio de cuidados oferecidos pelos acadêmicos do quinto ao nono período do curso de fisioterapia e acadêmicos do curso de nutrição. Baseado no exposto acima se destaca a importância de programa de atividade prática voluntária com alunos voluntários das áreas de saúde. Além de proporcionar formação cidadã e ética dos acadêmicos, pela convivência interdisciplinar e com a sociedade, permitirá continuidade ao atendimento de população que não apresenta condições de realizar tal tratamento em outros locais, permitindo a manutenção da qualidade de saúde destes pacientes e melhorando a realidade social de atenção à saúde.

Beneficiário
Serão beneficiados com o Projeto de Extensão "Eu sou Voluntário" os discentes envolvidos, a comunidade externa e os servidores da UNIFAL-MG.