DESBRAVANDO O CORPO HUMANO ATRAVÉS DA ANATOMIA

Apresentação
Desde os primórdios da civilização, o conhecimento anatômico do corpo humano e animal despertou o interesse do homem. Considerado para muitos um universo fascinante, o estudo da Anatomia Humana é essencial para os diversos cursos da área da saúde. Tal fato pode ser justificado pela necessidade de conhecimento a respeito da estruturação e funcionamento do nosso corpo, possibilitando diagnósticos mais precisos e o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes. Entretanto, para qualquer pessoa o conhecimento da Anatomia Humana se faz importante, contribuindo com a formação de um ser social apto a interpretar seu sistema como um todo, entendendo o funcionamento do mesmo e sendo capaz de prevenir certas alterações patológicas frequentes por falta de autoconhecimento corporal. A criação de uma oficina que se proponha a promover o ensino da Anatomia Humana ao público da UNATI foi idealizada com o intuito de despertar o desenvolvimento cognitivo e a interação social dos seus participantes.

Introdução
Em seu conceito mais amplo, a Anatomia corresponde à um campo científico que se dedica ao estudo macro- e microscópico da constituição e desenvolvimento dos seres organizados. Deste modo, este ramo da ciência se propõe a estudar a estrutura física dos seres vivos, incluindo: órgãos internos e externos, tecidos e sistemas, bem como a organização, relações e posição de cada um desses itens. Considerada uma área eminentemente descritiva, o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Anatomia Humana é complexo, em virtude da grande quantidade de conceitos e estruturas a serem assimiladas. Porém, por mais desafiadoras que sejam, a aquisição de novas informações é de grande importância para todos os indivíduos, uma vez que gera entusiasmo e aumenta a autoestima dos mesmos. No tocante ao ensino da Anatomia Humana, um dos principais fatores para despertar o interesse dos seus aprendizes advém da curiosidade dos mesmos em conhecer o próprio corpo. Deste modo, o presente projeto de extensão objetiva proporcionar o aprendizado, o convívio e a renovação do saber aos seus participantes, a fim de que os mesmos experimentem o universo acadêmico e sejam reinseridos socialmente. Para tanto, os conteúdos a serem ministrados serão abordados de acordo com os sistemas que compõem o corpo humano através de aulas teóricas expositivas e práticas com modelos anatômicos sintéticos, peças cadavéricas e uso de metodologias ativas voltadas para a fixação do conteúdo. Ao concluir-se o presente projeto de extensão, espera-se possibilitar aos seus participantes uma formação básica das estruturas anatômicas e suas relações funcionais, almejando despertar o interesse, curiosidade e entusiasmo dos mesmos.

Objetivo Geral
O objetivo deste projeto de extensão consiste em proporcionar aos seus participantes conhecimentos básicos sobre as estruturas que constituem o corpo humano, bem como estabelecer relações entre estrutura e função inerentes aos órgãos e sistemas estudados.

Objetivos Específicos
O presente projeto de extensão tem por objetivos específicos: entender macroscopicamente a morfologia dos sistemas corpóreos; reconhecer as estruturas anatômicas, compreender suas funções e disposição no corpo humano; estabelecer relações entre estrutura e função inerentes aos órgãos e sistemas estudados; correlacionar os conhecimentos anatômicos com aplicações clínicas; e, despertar o entusiasmo e curiosidade em aprender sobre o corpo humano, permitindo que essa competência seja repassada à indivíduos da família e amigos.

Justificativa
Ao se questionar sobre a finalidade de conhecermos e entendermos o corpo humano e suas diversas peculiaridades, não se imagina a infinidade de informações que podemos nos privar. Originada a partir de uma célula, a nossa “máquina perfeita” é formada por várias partes que garantem um bom funcionamento do organismo, onde todas as respostas acontecem através de um processo lógico. Sendo assim, considera-se de fundamental relevância saber sobre as estruturas anatômicas que compõem nosso corpo, suas partes e como devem funcionar. Deste modo, saberemos quando algum sinal ou sintoma indicar algum problema, evitando-se doenças consideradas capazes de serem prevenidas. Existem infinitas razões pelas quais as pessoas podem despertar o interesse em aprender Anatomia Humana dentro ou fora de um programa educacional. No entanto, independentemente da motivação, aprender sobre a Anatomia do corpo humano pode ser desafiador, mas bastante recompensador. Ao aprender Anatomia, os alunos geralmente têm dificuldade em tentar visualizar diferentes aspectos do corpo humano, que são inerentemente complexos ou abstratos demais para serem totalmente compreendidos sem o auxílio de explicações ou visualizações úteis. No que concerne aos indivíduos na terceira idade, há grandes desafios que tal público tende a sofrer quando no auge de suas vidas decide buscar novas aprendizagens e se inserir no ambiente escolar. É de extrema importância abordar a inserção dos idosos no campo escolar, enfatizando suas conquistas para consigo mesmos e para a sociedade. Assim como qualquer outra pessoa deve estar sempre em constante atividade, é um benefício para que os mesmos se mantenham ativos e se sintam capazes de internalizar a sua capacidade de ser transformador.

Beneficiário
O projeto destina-se ao público do Programa de Extensão da Universidade Federal de Alfenas a Universidade Aberta à Terceira Idade- UNATI