LEGADO AMBIENTAL

Apresentação
O desenvolvimento sustentável e a educação ambiental se tornaram uma grande demanda de governos e sociedade e envolvem muitas ações dos diferentes segmentos da população, no que tange os direitos e deveres do homem para com o ambiente, inserindo a análise das relações ciência-tecnologia-sociedade. Tal tema é altamente relevante, sobretudo em uma sociedade que busca melhoria na qualidade de vida, transformação social dos cidadãos com foco em preservação, restauração e desenvolvimento ambiental destacando, principalmente, a geração e gestão de resíduos e a conscientização do uso dos recursos naturais. O programa Legado Ambiental buscará promover, por meio de diversas atividades, uma conscientização ambiental junto à comunidade, incluindo o ambiente da Unifal-MG (alunos, servidores e colaboradores), a sociedade civil e o público escolar de ensino fundamental e médio gerando, assim, impactos positivos e relevantes para o município, além de formar agentes multiplicadores.

Introdução
O desenvolvimento sustentável abrange diversas dimensões, entre elas, meio ambiente, social, econômico e institucional. Reconhecendo a importância dessa temática, torna-se relevante refletir sobre o papel das ações voltadas para a sustentabilidade sobretudo no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (JANNUZZI & CARLO, 2018). Perante as crises socioambientais mundiais do século XXI, projetos em Educação Ambiental em seus diferentes âmbitos, são indispensáveis para a formação de indivíduos conscientes e com senso crítico a respeito das questões ambientais, sociais e econômicas (SANTOS E MORIYA, 2015). Entende-se por educação ambiental, os processos permanentes nos quais os indivíduos e a comunidade constroem princípios sociais, consciência e habilidades direcionadas à preservação do meio ambiente (BRASIL, 1999) se tornando aptos a solucionar as problemáticas ambientais (DIAS, 2010). No entanto, embora a preocupação com o cenário ambiental nacional e mundial sejam amplamente discutidas, grande parte da população não tem acesso a instrução sobre práticas, rotinas e condutas adequadas às questões relacionadas à tal problemática ambiental. Tal cenário demonstra o quão importante é promover ações que visem assegurar o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a sustentabilidade ambiental.

Objetivo Geral
Promover ações, projetos e eventos que promovam na sociedade uma educação ambiental e a conscientização em prol de atitudes de desenvolvimento sustentável.

Objetivos Específicos
-Promover ações intramuros na Unifal-MG com o intuito de estabelecer rotinas e práticas para o desenvolvimento sustentável dentro dos campi de Alfenas. -Promover parcerias com demais programas/projetos de extensão dos outros campi da Unifal-MG que visem estabelecer nesses locais, ações em conjunto com o objetivo de implantar rotinas e práticas para o desenvolvimento sustentável da Unifal-MG. -Promover ações, projetos e eventos que envolvam a comunidade de Alfenas em atividades que visem o desenvolvimento sustentável, o correto descarte e destinação dos resíduos sólidos, economia e racionalidade de uso de recursos naturais.

Justificativa
O comprometimento dos cidadãos e das instituições públicas e privadas em com desenvolvimento sustentável vem sendo uma solicitação frequente de diferentes cúpulas de países e órgãos nacionais e internacionais. O homem precisa se compreender como parte integrante do ambiente e entender que, dessa forma, suas ações e hábitos geram consequências em diversos contextos e que impactam não apenas sua vida, mas a de todos os integrantes do ecossistema. Com o desenvolvimento de tal compreensão, serviços e práticas consideradas ambientalmente corretas têm ganhado cada vez mais espaço no dia a dia da sociedade. De acordo com Marques (2014), uma mudança na conduta dos seres humanos é crucial para a reversão do quadro de degradação ambiental. Nesse cenário e, tendo em vista a frequente falta de instrução da sociedade acerca de práticas adequadas à realidade e à preocupação ambiental é fundamental o desenvolvimento de projetos com um apelo à educação ambiental e que, por sua vez, atuem no direcionamento de ações que promovam a instrução da população para práticas ambientalmente sustentáveis. De acordo com Guimarães (2005), esse é um dos meios mais eficazes para provocar mudanças de hábitos nos envolvidos nas ações, independente da idade. Dessa forma, o programa Legado Ambiental, é relevante para a formação e conscientização dos indivíduos e da comunidade sobre seu papel fundamental no meio ambiente. Buscaremos contribuir para a construção da percepção do ser humano como integrante do meio ambiente, pois proporcionaremos informação, levaremos conhecimento sobre o ambiente como um todo e proporcionaremos a aquisição de valores sociais e éticos no público envolvido. O programa também irá auxiliar no contato dos graduandos participantes com os setores da sociedade.

Beneficiário
Comunidade acadêmica da Unifal-MG (alunos, servidores e colaboradores), população de Alfenas de forma geral, diretamente envolvida pelas ações desenvolvidas, ou indiretamente envolvida, pela atuação dos agentes multiplicadores formados a partir de tais ações.