FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA: ATIVIDADES TÉCNICO-GERENCIAS E CLÍNICO-ASSISTENCIAS

Apresentação
A farmácia universitária (FU) é um laboratório didático-especializado e representa um cenário de prática obrigatório para os cursos de Farmácia. Nesse contexto, devem ser realizadas nas FU atividades técnico-gerencias e clínico assistencias com vistas a assegurar o acesso e o uso racional de medicamentos, em benefício da saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

Introdução
Segundo o Conselho Federal de Farmácia, a farmácia universitária (FU) é um laboratório didático-especializado em cujo devem conviver o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Representa um referencial de qualidade na formação de farmacêuticos, tendo em vista as ações direcionadas ao cuidado do paciente e aos serviços a ele prestados que devem ser executas nesses estabelecimentos (CFF, 2015). Isso envolve a realização de serviços técnico-gerenciais (relacionadas ao ciclo logístico do medicamento, à sua produção, ao descarte de medicamentos e à gestão da farmácia) e clínico-assistenciais (atividades relacionadas ao Cuidado Farmacêutico). O ciclo logístico do medicamento envolve atividades como a seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição. Pode contemplar ainda a produção de medicamentos alopáticos e dinamizados. Por sua vez, o Cuidado Farmacêutico contempla serviços clínicos como: dispensação, gestão de condição de saúde, educação em saúde, rastreamento em saúde, manejo de condições autolimitadas, conciliação medicamentosa e acompanhamento farmacoterapêutico. Além disso, a notificação de eventos adversos, a gestão da farmácia e o descarte de medicamentos são atividades que também se enquadram nesse contexto. Diante disso, a FU emerge como um cenário profícuo para o aprendizado dos estudantes do curso de Farmácia. Nesse cenário, torna-se possível explorar conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes a atuação do farmacêutico, preparando-o para as demandas do sistema público e privado de saúde. A Farmácia Universitária da UNIFAL-MG (FarUni) é um orgão complementar da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Atende a população de Alfenas-MG e comunidade acadêmica da UNIFAL-MG. Oferece vagas para estágio em manipulação de medicamentos alopáticos, gestão e Cuidado Farmacêutico. Além disso, por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas, passará a produzir e dispensar gratuitamente à população fitoterápicos, em consonância com o Programa e a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (BRASIL, 2016).

Objetivo Geral
Promover o acesso e o uso racional de medicamentos em Alfenas-MG.

Objetivos Específicos
- Realizar atividades técnico-gerenciais direcionadas à garantia do acesso a medicamentos de qualidade; - Ofertar atividades clínico-assistenciais à população de Alfenas-MG e comunidade acadêmica da UNIFAL-MG; - Promover o Ensino, a Pesquisa e a Extensão na UNIFAL-MG.

Justificativa
A promoção do acesso a medicamentos de qualidade é uma das diretrizes previstas na Política Nacional de Medicamentos e na Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Em adição, o incentivo ao uso racional de medicamentos, também previsto nessas políticas, emerge com destaque na atual fase em que se encontra a profissão farmacêutica: a fase do Cuidado. Nesse contexto, o farmacêutico deve assegurar as condições para que o usuário de medicamentos tenha acesso a medicamentos de qualidade, na dose adequada, na quantidade e pelo tempo necessários, bem como às orientações fundamentais para que utilize o medicamento de forma adequada. Isso garantirá o sucesso da farmacoterapia, considerando que os medicamentos utilizados serão indicados, efetivos, seguros e convenientes ao tratamento da condição de saúde apresentada pelo indivíduo. Outrossim, permitirá: a) o desenvolvimento de atividades voltadas à família e à comunidade, de forma integrada à equipe de saúde; b) o desenvolvimento de atividades voltadas a outros profissionais de saúde, buscando a qualificação e o compartilhamento de conhecimentos. Diante de tudo isso, a FarUni deve prestar serviços técnico-gerenciais e clínico-assistenciais, haja vista possuir estrutura física, recursos humanos e a missão precípua de consolidar o aprendizado de estudantes do curso de Farmácia da UNIFAL-MG.

Beneficiário
População de Alfenas-MG e comunidade acadêmica da UNIFAL-MG.