Apresentação
O projeto Fluveny é uma iniciativa que visa a promoção da aprendizagem de língua inglesa em contexto digital. A proposta contempla o desenvolvimento de uma plataforma on-line interativa, estruturada para a aprendizagem das quatro habilidades linguísticas, preocupando-se com a apresentação de tópicos gramaticais de forma contextualizada, por meio de elementos de gamificação que estimulam o engajamento do estudante, além de integrar o conteúdo teórico com práticas reais de uso do idioma. O projeto, de natureza interdisciplinar, une o trabalho de professores e discentes dos cursos de Letras e Ciência da Computação da UNIFAL-MG. Por fim, é importante salientar que o projeto se alinha às diretrizes de internacionalização acadêmica, inclusão digital e promoção da cidadania linguística, reforçando o compromisso da universidade pública com a democratização do conhecimento, a inovação no ensino e a valorização da diversidade linguística.
Objetivos
O projeto Fluveny tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino da língua inglesa à comunidade brasileira, por meio da criação e desenvolvimento de uma plataforma de ensino on-line, cujo conteúdo abarca atividades individuais e interativas que integram unidades temáticas que apresentam o uso de regras gramaticais de forma contextualizada e a prática comunicativa na língua estudada. Tais atividades promovem o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas, proporcionando aos estudantes uma abordagem integrada de ensino por meio da compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita. Estruturada com recursos digitais contendo exercícios autocorretivos, módulos temáticos e salas virtuais, a proposta visa desenvolver as habilidades linguísticas dos usuários de forma progressiva. Além de promover a aprendizagem do idioma, a iniciativa constitui-se como espaço formativo para discentes de Letras que, sob orientação docente, atuarão na elaboração e mediação de conteúdos didáticos. Essa participação proporciona uma vivência prática na construção de materiais pedagógicos, contribuindo para a qualificação profissional e para o domínio de metodologias inovadoras no ensino de línguas. Já os discentes do curso de Ciência da Computação, responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção da plataforma, terão a oportunidade de compreender o funcionamento do mercado de trabalho na área e aprender a implementar novas tecnologias. Dessa forma, o projeto articula formação docente, inclusão digital e inovação educacional, consolidando-se como uma ação extensionista comprometida com a transformação social e acadêmica.
Justificativa
O projeto Fluveny se justifica pela crescente demanda da comunidade acadêmica e da sociedade por abordagens mais eficazes, acessíveis e engajadoras no ensino de língua estrangeira. Em um cenário marcado pela globalização das relações acadêmicas, científicas e profissionais, torna-se fundamental oferecer oportunidades formativas que preparem os indivíduos para interações comunicativas reais em contextos multiculturais. Apesar da importância reconhecida da internacionalização, muitos estudantes ainda enfrentam dificuldades em avançar na aprendizagem de idioma, especialmente pela ausência de propostas que integrem teoria e prática de forma didática, contextualizada e interativa. E, também, pela falta de recursos para custear seus estudos. Nesse contexto, o projeto Fluveny propõe uma plataforma on-line e gratuita, que alia recursos digitais, gamificação e personalização da aprendizagem para tornar o ensino da língua mais atrativo, acessível e eficaz. Além de contribuir com o aperfeiçoamento linguístico da comunidade interna e externa da UNIFAL-MG, o projeto amplia as possibilidades de inserção dos participantes em contextos acadêmicos e profissionais globais, favorecendo a mobilidade acadêmica e a produção colaborativa do conhecimento. Diferentemente de conteúdos embasados por metodologias tradicionais, as atividades propostas visam complementar a formação dos estudantes por meio de experiências extensionistas voltadas à prática e à autonomia, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão, bem como o fortalecimento do papel social da universidade na promoção da educação de qualidade, inclusiva e inovadora.
Beneficiário
A comunidade interna e externa à UNIFAL-MG terá como benefício uma plataforma de ensino de língua inglesa gratuita. Já os discentes dos cursos de Letras e Ciência da Computação terão acesso a um ambiente de formação profissional, ao desempenharem atividades exigidas no mercado de trabalho.