INTEGRAÇÕES MUSICAIS - 2020

Apresentação
O projeto de extensão “Integrações Musicais – 2020”, busca articular ações de intercâmbio de experiências, conhecimentos e elementos de formação relacionados à execução das atividades dos projetos “Camerata Theophillus”, “Histórias Cantadas”, “Madrigal Renascentista Unifal” e “Orquestra Popular Unifal” - componentes do Programa “TODA MÚSICA PARA TODOS – 2020”. Tem como principal objetivo integrar os quatro projetos, seus componentes e estes com o público em geral, a partir do compartilhamento de saberes musicais, decorrentes do desenvolvimento de suas atividades e de sua interação com membros das comunidades com que se relacionam, por meio de oficinas, workshops e concertos, individuais e conjuntos. Constitui-se, assim, como um espaço de diálogo e experiências entre ações musicais de estilos e práticas distintas, mas respeitando e preservando as características fundamentais de cada projeto, ampliando o contato destes com o grande público.

Objetivos
Cada um dos seguintes objetivos norteia as atividades a serem desenvolvidas, visando à promoção de uma interação entre os integrantes dos projetos componentes do Programa e destes com a comunidade, seja por meio da participação ativa de todos nas atividades ora propostas, seja através das apresentações musicais e concertos: 1 – Possibilitar um maior conhecimento sobre os instrumentos, repertório e estilos musicais de cada um dos projetos envolvidos no Programa, como forma de ampliar sua relação com a música e, consequentemente, sua valorização; 2 – Aprimorar os conhecimentos e habilidades musicais dos integrantes dos quatro projetos e público interessado, com o objetivo de agregar conhecimento técnico ao uso dos instrumentos utilizados no desenvolvimento de suas ações; 3 – Desenvolver a expressão corporal e postura no palco, como forma de integrar técnica e estética; 4 – Divulgar técnicas de regência, a fim de possibilitar ao público o entendimento dessa linguagem e uma melhor apreciação das peças executadas; 5 – Compartilhar conhecimentos adquiridos por meio das pesquisas relacionadas aos estudos que o desenvolvimento das ações dos quatro projetos demandam; 6 - Criar uma agenda universitária de concertos musicais; 7 – Alcançar maior abrangência de público por meio de atuação em diversas localidades da região e de outros estados brasileiros; 8 – Promover um diálogo entre a música erudita e a música popular brasileira; 9 - Ampliar a diretriz extensionista de interdisciplinaridade, por meio da articulação e execução conjunta dos projetos componentes do programa “TODA MÚSICA PARA TODOS – 2020”; 10 - Abrir novas possibilidades de troca de experiências e aprendizado musical e acadêmico entre os integrantes dos projetos musicais da universidade e a sociedade.

Justificativa
As ações de extensão associadas à prática musical, desenvolvidas no âmbito da UNIFAL-MG, vem ampliando, a cada ano, o horizonte musical de Alfenas e região. Neste sentido, amplia-se, cada vez mais, o papel da UNIFAL-MG como difusora de cultura. O projeto “Integrações Musicais – 2020” busca fortalecer esse papel da universidade como difusora da prática musical e facilitadora de espaços de cultura estreitando laços musicais entre os projetos Camerata Theophillus, Histórias Cantadas, Madrigal Renascentista Unifal e Orquestra Popular Unifal. Respeitando as especificidades de cada um, torna-se possível ampliar as perspectivas musicais de cada grupo por meio do trabalho conjunto, cooperativo e colaborativo. Esse trabalho conjunto tem reflexos positivos na formação dos integrantes e na recepção e percepção da Música, do público participante, conforme afirmam Schullian e Schoen (1948): "Há grande diferença entre o efeito psicológico da música cujo apelo é essencialmente voltado para a sensação e a que provê genuína experiência estética. A música que agrada somente aos sentidos não acrescenta coisa alguma ao conhecimento, à destreza ou à percepção da beleza por parte do indivíduo. Por outro lado, a música que tem valor não agrada somente aos sentidos, mas também ao intelecto. Isto proporciona uma experiência que é cumulativa e transmissível; sua repetição, devido ao envolvimento da mente, produz um indivíduo mais sensível e informado musicalmente. Cumpre notar que quanto mais abstrata for a música, tanto maior será a necessidade de educação para torná-la significativa ao indivíduo. Por exemplo: Grande parte do significado da música absoluta (concertos, sinfonias, etc.) tenderia a afastar o ouvinte inexperiente até que ele aprendesse algumas das fundamentais relações sintáticas na música. Por outro lado, pode ser demonstrado que o conhecimento teórico não é um requisito prévio para a fruição. Mediante audições repetidas, qualquer adulto ou criança isento de receio ou preconceito pode desenvolver profundo e duradouro apreço por uma enorme quantidade de música "clássica". Naturalmente, o conhecimento sempre aumenta o interesse. Entretanto, mesmo que o significado musical não seja compreendido pelo indivíduo não adestrado musicalmente, tem-se demonstrado que a reação da disposição de espírito é deveras universal. É o privilégio de todo indivíduo formar seu próprio gosto musical. No entanto, em vista das evidências científicas do efeito da música sobre a mente, é necessário suscitar uma questão ética e moral com respeito a todos que se empenham em fornecer ao público qualquer espécie composição musical. Pelo ensino, por execuções ao vivo pela preparação de música gravada, os que assim se acham empenhados estão moldando o gosto e as atitudes de milhares de crianças, jovens e adultos." (SCHULLIAN; SCHOEN, 1948, pp.270-271). Embora o conhecimento teórico não seja um requisito prévio para a fruição, conforme afirmam Schullian e Schoen (1948), esta depende de uma condição de educação muito específica, que permita ao indivíduo seu desenvolvimento musical pela repetição ou pela ausência de preconceito. Ambas opções não são facilmente detectáveis em nossas escolas, em nossos lares ou em nossa sociedade, de maneira geral. Vivemos sob o domínio de uma indústria fonográfica que atende, exclusivamente, a interesses comerciais que não, necessariamente, agregam cultura universal ou conhecimentos "clássicos". Os indivíduos não têm à sua disposição um leque de opções variadas, que possibilitem um conhecimento amplo e genuíno. Torna-se, portanto, de fundamental importância, ações que ofereçam preencher esta lacuna, como no caso dos projetos componentes do Programa "TODA A MÚSICA PARA TODOS". A oportunidade de acesso aos estilos musicais oferecidos já é "per se" uma importante contribuição na busca por uma mudança deste cenário. Neste, o projeto "Integrações Musicais - 2020" vem agregar a iniciação a uma formação teórica em um formato de concretude, tendo por base uma troca de experiências entre os músicos envolvidos, convidados atuantes na área musical e o público que já vem sendo formado pelos projetos, ampliado para aqueles que estão se iniciando nesta fruição.

Beneficiário
Além dos integrantes das equipes executoras dos projetos componentes do Programa, serão beneficiários das ações desta proposta, membros da comunidade que tenham interesse por aprimorar ou formar conhecimentos básicos de conceitos musicais.