EMPRESA DAS MINHOCAS: CONSTRUINDO SUSTENTABILIDADE

Apresentação
Este projeto nasceu da discussão de alunos de Biotecnologia e da Empresa Júnior BiotecInova com o o coordenador desta ação. A compostagem é uma técnica biotecnológica baseada na biodegradação da matéria orgânica por microrganismos, porém, modificações desta técnica podem maximizar os processos envolvidos. Assim entram as minhocas que agrupadas (nossa empresa) conseguem produzir um biocomposto pela degradação mais eficiente: vermicompostagem. Toda empresa gera um produto e com nossas atividades gostaríamos de além de gerar um produto (pelas minhocas), gerar sustentabilidade pela troca de conhecimentos e transformações de atitudes entre todas pessoas envolvidas. Queremos mesclar a cultura de sustentabilidade com a empreendedora. Se observarmos bem, perceberemos que, diferente de outros países como os EUA, o Brasil possui poucas empresas baseadas em técnicas biotecnológicas para a eliminação de resíduos orgânicos. Por isso precisamos incentivar o empreendedorismo nesta Nação Jovem!

Objetivos
-Através de debates e discussões construir um conhecimento sobre Poluição, Sustentabilidade, Reaproveitamento de Resíduos, Biorremediação , Vermicompostagem, Empreendedorismo na área de Meio Ambiente; -Desenvolver vermicomposteiras de materiais recicláveis e proporcionar a escola um protótipo que em trabalhos futuros garanta o reaproveitamento total dos resíduos orgânicos da cantina da escola; -Proporcionar aos alunos da escola um contato com a pesquisa e a metodologia científica e assim renovar os sonhos de serem cientistas e "transformadores da sociedade"; -Contribuir com a formação permanente dos professores e dirigentes da escola; -Proporcionar aos universitários (graduandos e mestrandos) uma interação com a sociedade e o entendimento que são protagonistas do processo extensão-pesquisa-ensino; -Proporcionar aos integrantes do projeto a possibilidade de divulgar a extensão-pesquisa-ensino realizados por eles; -Publicar resumos em congressos de extensão, pesquisa ou ensino (e se possível o artigo científico); -Na escola, contribuir com o reaproveitamento de resíduos da cantina e com a produção de adubos orgânicos para a horta em construção.

Justificativa
O projeto tem como principais finalidades, preservar o meio ambiente e humanizar a relação homem-sociedade-natureza, por intermédio de ações de Educação Ambiental. Por conseguinte, é de suma importância contribuir com a mudança de valores e atitudes, incentivando a "formação de um sujeito ecológico, capaz de identificar questões socioambientais e agir sobre elas" (CARVALHO, 2011). A importância de procurar meios sustentáveis em tratar resíduos orgânicos como se propõe neste projeto deve ser valorizado, já que se tratando de 50% dos resíduos do Brasil, poucos são tratados corretamente e estão diretamente relacionados com residências familiares e também domínios públicos e particulares. O projeto realizado com estudantes de escola pública procura capacita-los para que os mesmos além de um conhecimento cientifico, possam repassar o aprendizado para outros estudantes e reforçar seus papéis como cidadãos. Além disso, as discussões de empreendedorismo e o desenvolvimento da pesquisa e divulgação científica que serão realizados neste projeto impactarão diretamente no perfil profissional deste aluno, já que pouco se estimula a enfrentar o mercado de trabalho,empreender e a buscar a vida profissional de cientista. É de grande valia a interação de uma universidade pública com a sociedade local como um fator de desenvolvimento regional. O projeto também proporciona em universitários, a oportunidade de atuar como parceiros, orientadores, professores e protagonistas da construção do conhecimento. Ademais, o fertilizante resultante da vermicompostagem, será destinado a uma horta da escola contribuindo de forma efetiva com o crescimento da cultura de sustentabilidade.

Beneficiário
Alunos do ensino médio(1º e 2ºano) e funcionários da escola (professores, direção,cantineiras);acadêmicos (graduação e pós-graduação)e funcionários da UNIFAL envolvidos. Indiretamente os funcionários e alunos de outras jornadas de trabalho devido as atividades da etapa 4 (ver aspectos metodológicos)