DIALONGANDO: DIALOGANDO COM AS ONGS NO MUNICÍPIO DE VARGINHA/MG

Apresentação
As ONGs têm ocupado ao longo das últimas décadas representação crescente na prestação de serviços públicos, tais como educação, saúde, meio ambiente, cultura, assistência social, entre outros. Desde os anos 1990, esse processo tem se expandido e institucionalizado por meio de legislações específicas que contribuem para parcerias entre o Estado e a Sociedade, o que justifica a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o tema, além da realização de atividades que possam aproximar o ambiente acadêmico dessas organizações da sociedade civil. Dito isto, esse projeto visa estabelecer uma relação ampla e dialógica entre a universidade e as ONGs do município de Varginha, atuando especialmente em dois aspectos: a) a promoção de atividades que contribuam para divulgação e conhecimento dos trabalhos prestados à comunidade; b) a construção de uma reflexão crítica, que permita a avaliação do seu papel político dentro de um contexto de reformas do Estado.

Objetivos
a) mapear as ONGs atuantes no município de Varginha; b) construir um banco de dados disponibilizá-los na internet, a partir da construção de um blog; c) identificar com os membros das organizações suas principais demandas sobre capacitação; d) proporcionar espaços para o desenvolvimento de pensamento crítico que permita a reflexão sobre a natureza da própria atuação na sociedade e na sua relação com o Estado e com a participação política; e) acumular material teórico e empírico que permitam pesquisas futuras na área.

Justificativa
No município de Varginha-MG houve um importante crescimento da população nos últimos dez anos, a qual aumentou à taxa de 1,23% ao ano entre os Censos de 2000 e 2010, ficando acima de taxas de crescimento como a do Estado de Minas Gerais (0,93% a.a.), da Região Sudeste (1,06% a.a.) e do Brasil (1,18% a.a.) no mesmo período (BRASIL, 2010). Segundo IBGE (2010), a população urbana varginhense chegava à quase 97% do total de seus habitantes. O município de Varginha, por consequência desta grande e rápida urbanização, seguiu um ritmo de desenvolvimento e urbanização desordenado e excludente. Os dados da desigualdade social são notáveis e preocupantes, pois, de acordo com o IBGE (2010), a incidência da pobreza alcança 16,05% da população varginhense, o que equivale à quase 20.000 habitantes. Transformações demográficas somadas às mudanças sociopolíticas, como a redução das atividades estatais, segundo Bertoldi (2006), contribuíram para a ampliação e legitimação das atividades desenvolvidas por entidades não governamentais. No contexto da cidade de Varginha-MG, a atuação das ONG’s pode ser visualizada como essenciais para o atendimento às demandas de grupos sociais que dado às rápidas modificações econômicas, sociais edemográficas do município detém necessidades específicas muitas vezes não contempladas por políticas públicas de caráter universalista desenvolvida pelo Estado.

Beneficiário
Os beneficiários das ações serão tanto o pessoal da ONG’s (membros internos e voluntários) quanto os estudantes envolvidos no projeto por meio da atividade extensionista e da participação no grupo de estudos.