CURSO DE MASSAGEM PARA RELAXAMENTO

Apresentação
O Núcleo de Estudos em Estilo de Vida (NEEVS) traz à comunidade acadêmica este curso introdutório sobre Massagem. O objetivo deste curso é trazer conhecimentos aos acadêmicos da área da saúde e população sobre técnicas básicas de massagem relaxante que podem ser utilizadas no manejo do "stress". O participante terá a oportunidade de conhecer técnicas que podem ser aplicadas por todos os profissionais da área da saúde visando auxiliar a redução do "stress" utilizando a massagem como método não farmacológico.

Objetivos
Apresentação teórica de técnicas básicas da massoterapia. Oferecimento de aula prática sobre as técnicas básicas de massoterapia.

Justificativa
O estilo de vida ocidental, permeado pela globalização e pelo capitalismo, tem trazido alguns hábitos nocivos que culminaram no aumento de várias doenças. O corpo humano é uma estrutura complexa e com enorme capacidade de renovação, substituindo constantemente suas células e componentes químicos; dotado de uma incrível capacidade de recuperação e tendência a manutenção da vida (Roger, 2014). Desta forma, a adoção de hábitos saudáveis pode não apenas prevenir como auxiliar na recuperação dos danos ocasionados pelo surgimento das doenças crônicas. A medicina naturalista não visa substituir a medicina tradicional, nem os tratamentos farmacológicos atuais, mas em consonância com os princípios de da Organização Mundial de Saúde contribuir para a manutenção do bem estar, tratar, diagnosticar e prevenir doenças, ou seja ser um conjunto de práticas de atenção a saúde através da alimentação, exercício físico, equilíbrio emocional, um maior contato com a natureza, proporcionando a renovação das energias do organismo com grande impacto no tratamento clínico. A massoterapia é um conjunto de técnicas que pode beneficiar os usuários com tratamentos não farmacológicos visando o restabelecimento e a promoção da saúde.

Beneficiário
Acadêmicos das áreas da saúde da UNIFAL-MG, profissionais de saúde e pessoas interessadas da sociedade.