APRENDER E ENSINAR EM CTEM (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA E MATEMÁTICA): INTRODUÇÃO A UMA ABORDAGEM DE ENSINO ATIVO

Apresentação
O curso está fundamentado no livro Ensinando e Aprendendo em STEM: um guia prático (Felder & Brent, 2a edição), que apresenta estratégias práticas baseadas em pesquisa para projetar, ensinar e avaliar a aprendizagem dos alunos sob uma abordagem ativa. A proposta é preparar os docentes para implementar as estratégias em seus cursos e para lidar efetivamente com problemas (incluindo resistência dos alunos) que possam ocorrer na implementação de abordagens ativas de ensino e aprendizagem. Ao se inscreverem no curso, os participantes recebem uma edição do livro Teaching and Learning STEM: A Practical Guide (Felder & Brent, 2a edição), traduzida para o português pelas responsáveis pelo curso.

Objetivos
Introduzir conceitos relacionados ao ensino sob uma perspectiva ativa, promovendo alterações nas práticas pedagógicas docentes.

Justificativa
A docência universitária é uma profissão para a qual nenhuma preparação pedagógica é exigida antes do ingresso na função. O título de doutor é suficiente para legitimar o ingresso do corpo docente, porém lidar com salas de aulas cheias de estudantes se mostra um desafio permanente, pela ausência de preparo. O resultado pode ser o uso repetido de técnicas de ensino que têm se mostrado notadamente ineficazes para a promoção da aprendizagem. Assim, a formação pedagógica é indispensável, e apresenta aos professores técnicas instrucionais bem definidas que tornam o ensino mais eficaz, como a aqui abordada pela obra de Felder e Brent (2016). Estas técnicas podem ser introduzidas de forma lenta e metódica, sem comprometer a cobertura do programa, e não exigem grandes gastos de dinheiro, tempo e esforço. Mais importante ainda, as técnicas foram validadas por pesquisas cuidadosas, documentadas e repetíveis, ou seja, sua eficácia não é simplesmente uma questão de opinião. Elas funcionam! É a partir desse contexto que, visando introduzir conceitos que venham a reverberar na prática pedagógica docente e buscando reduzir o insucesso no processo de ensino e aprendizagem, o curso aqui proposto se configura como um espaço de formação pedagógica amplo e inclusivo.

Beneficiário
Prioritariamente, professores do ensino superior que trabalham com ensino de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, mas estende-se a professores de outras áreas ou nível, dada a abrangência do tema.