AURICULOTERAPIA E PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES COMO TRATAMENTO PARA PESSOAS DA COMUNIDADE

Apresentação
A auriculoterapia é uma vertente na especialidade da acupuntura e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. É um método que conseguiu espaço pelos resultados obtidos e por possuir uma abordagem pouco invasiva, o que faz com que seja bem aceita pelos pacientes (SOARES, 2017). A auriculoterapia é considerada como um método alternativo para o tratamento de diversas complicações, que podem ser físicas, mentais e emocionais. Portanto, pode ser recomendado em diversas situações, como prevenção de sintomas ou para desempenhar um papel na recuperação do indivíduo. Na prática clínica, este método é muito utilizado para o tratamento de ansiedade, dores crônicas, distúrbios do sono, alopecia, tabagismo, entre muitas outras, buscando melhorar a qualidade de vida dos pacientes (DE CASTRO MOURA, 2015). O procedimento de auriculoterapia pode ser seguido conforme duas linhas distintas: método francês e método chinês.

Objetivos
Fornecer o tratamento através da auriculoterapia para estudantes, funcionários, terceirizados e pessoas da comunidade alfenense e discutir os benefícios das práticas integrativas e complementares na saúde e bem-estar do indivíduo. Capacitar os envolvidos no projeto para outras práticas como aromaterapia e massagem facial e capilar.

Justificativa
A inserção das práticas integrativas e complementares no SUS tem sido recomendada. Desta forma, a FarUni como unidade vinculada ao SUS poderá ofertar inicialmente a auriculoterapia e posteriormente a prática de aromaterapia e massagem facial e capilar.

Beneficiário
Acadêmicos, terceirizados, TAE, docentes, comunidade externa.