DROGAS MEDICAMENTOSAS DA ANTIGA EFOA

Apresentação
A história nos dá acesso as memórias da sociedade e comparar o passado com o presente, permite saber o quanto mudamos, se evoluímos ou se regredimos, ou se, simplesmente, estivemos estagnados. A terapêutica humana faz parte da nossa história e evoluiu muito lentamente ao longo dos séculos, tendo, registros imprecisos ou incompletos, e provavelmente, saberes importantes foram perdidos. Saberes esses, que poderiam contribuir muito para a evolução na área da terapêutica medicamentosa. Portanto, sempre que possível, se faz necessário registrar e expor a história. Sendo assim, sabendo que no museu da UNIFAL encontram-se medicamentos que eram utilizados pela antiga EFOA, é válido, investigarmos toda a farmacologia relacionada a eles e vermos a evolução dos mesmos ao longo das décadas. Este registro é algo importante não apenas para a história da terapêutica medicamentosa, mas também como fonte de saber para estudantes, profissionais e membros da comunidade que se interessam pelo tema.

Objetivos
Este projeto tem como objetivo a organização temporal e a exposição física e teórica dos medicamentos utilizados pela antiga EFOA, divulgando este saber de uma forma clara e acessível tanto para acadêmicos quanto para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e os demais membros da comunidade. Em relação aos discentes, o objetivo é auxiliar no processo de formação profissional, utilizando o desenvolvimento deste projeto como uma estratégia que favoreça o ensino-aprendizagem na área da farmacologia, uma disciplina complexa, que faz parte da grade curricular da maioria dos cursos da área da saúde. Em relação à comunidade geral, e considerando que boa parte do publico do museu são estudantes dos Ensino Fundamental I e Ensino Médio, além de viabilizar o acesso às informações inerentes aos fármacos utilizados por eles e expor de uma forma crítica a história e o uso dos medicamentos, este projeto buscará também ensiná-los, alertá-los sobre os riscos inerentes ao mau uso dos medicamentos, focando na automedicação e nos problemas a saúde que podem vir a ocorrer. Ademais, vale ressaltar que estes medicamentos fazem parte do acervo do museu, sendo um patrimônio da UNIFAL, e investigando o uso para o qual eles eram destinados e sua evolução ao longo do tempo, é possível inferirmos que estamos também contando um pouco da história e do desenvolvimento dos cursos de Farmácia e Odontologia da antiga EFOA à atual UNIFAL.

Justificativa
O conhecimento da farmacologia dos medicamentos a serem expostos permitirá a compreensão dos mecanismos de ação, efeitos fisiológicos e as alterações funcionais e estruturais no organismo após o contato com estes fármacos, ressaltando o objetivo clínico terapêutico desse fármaco. Comparando os fármacos utilizados no passado com os fármacos utilizados atualmente, será possível verificar se houve ou não algum progresso, avanço científico. Este saber pode auxiliar na formação dos profissionais da área de saúde, podendo contribuir para a execução de uma terapêutica racional e aguçando a análise crítica destes profissionais. Ademais são medicamentos, relativamente reconhecidos e utilizados pela comunidade, sendo portanto, de grande valia conhecer como estes medicamentos seriam utilizados hoje e como eram antigamente, assim como o uso adequado dos mesmos. Considerando que parte do publico do museu, são crianças e adolescentes, torna-se válido ensiná-los, alertá-los desde cedo, sobre os problemas decorrentes do uso equivocado ou abusivo dos medicamentos.

Beneficiário
Serão beneficiários os visitantes do museu da UNIFAL, portanto, discentes e servidores da UNIFAL-MG, alunos do ensino médio e fundamental II, comunidade geral de Alfenas/MG.