CENTRO DE FARMACOVIGILÂNCIA DA UNIFAL-MG (CEFAL)

Apresentação
O CEFAL - Centro de Farmacovigilância da UNIFAL completará 15 anos de atividade no ano de 2024. Desde o início, o CEFAL tem se destacado como referência na prestação de serviços tanto no recebimento de Eventos Adversos a Medicamentos (EAM) como na capacitação técnica de profissionais e acadêmicos. Nossas ações são orientadas pelas diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e contempla o tripé ensino-pesquisa-extensão, através da realização de projetos de pesquisa (1 projeto de doutorado e 3 projetos de Iniciação Científica); capacitações de profissionais de saúde em farmacovigilância através de cursos de capacitação e como cenário de atividades teórico-práticas da disciplina de Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância do curso de Farmácia da UNIFAL-MG. Além disso, o CEFAL é o responsável pela organização do evento Semana da Farmacovigilância da UNIFAL.

Objetivos
Promover capacitação em farmacovigilância para acadêmicos, profissionais de saúde e docentes através de cursos e eventos. Atuar na disseminação do conhecimento em farmacovigilância através das redes sociais e realização de eventos. Estimular o Uso Racional de Medicamentos através de campanhas e nos serviços oferecidos na Farmácia Universitária e demais projetos que envolvam o CEFAL. Oferecer suporte e estimular pesquisas acadêmicas sobre a Utilização de Medicamentos e Farmacovigilância vinculados ao grupo de Assistência Farmacêutica. Ser um centro de referência para notificação de eventos adversos para a população, acadêmicos e profissionais de saúde na região.

Justificativa
Novos medicamentos e formas farmacêuticas são lançadas a cada ano; além disso, as empresas tem diminuído o tempo em que os medicamentos participam de estudos clínicos (como observamos no caso das vacinas), lançando no mercado medicamentos que podem apresentar reações adversas não identificadas nos estudos clínicos. Soma-se a isso os problemas de qualidade que afetam os medicamentos por problemas em sua cadeia produtiva. Além disso, o uso indiscriminado ou incorreto de medicamentos devido a erros de medicação contribui consideravelmente para os eventos adversos a medicamentos. Desta forma, diante do grande número de eventos adversos frente ao uso de medicamentos já comercializados e produtos sem qualidade no mercado, somado a importância de gerar profissionais capacitados e preparados para o mercado de trabalho com conhecimento científico, o CEFAL tem um papel importante, pois pode, trazer sua contribuição ao ensino farmacêutico e também às demais profissões da área da saúde, oferecendo um serviço de interesse público na área de farmacovigilância. A farmacovigilância contribui para a promoção do uso racional de medicamentos, reduzindo assim as taxas de mortalidade através da detecção precoce dos problemas de segurança relacionados ao uso dos medicamentos. O CEFAL tem a importância de oferecer um serviço descentralizado de recebimento de notificação para contribuir a nível nacional na identificação precoce eventos adversos a medicamentos, para monitorar e realizar intervenções oportunas para proteger as populações de danos. Além disso, inovar com projetos de iniciação científica e extensão que possam trabalhar os problemas detectados no decorrer das atividades do CEFAL. Atualmente estimular a participação de acadêmicos de outros cursos da área de saúde além do curso de farmácia, como: Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição e Medicina. Além disso, busca ampliar a atuação através de parcerias com estágios, outros projetos e também programas. Desde o ano de 2021 o CEFAL, atuando como parte do projeto de doutorado da FCF tem recebido aproximadamente 50 notificações mensais de eventos adversos a medicamentos apenas oriundos da Clínica da Dor da Santa Casa de Alfenas. Para 2024 pretendemos ampliar a divulgação nas redes sociais e divulgar a prestação de serviço do CEFAL para outros setores de atendimento a saúde de Alfenas e região, de forma especial, através do oferecimento de cursos de capacitação.

Beneficiário
População em geral, através de informações nas redes sociais e serviço de recebimento de notificações. Acadêmicos da área de saúde em atividades de extensão, pesquisa e ensino. Os profissionais de saúde encontram no CEFAL o referencial teórico para auxílio na tomada de decisões.