INCLUSÃO E COMUNICAÇÃO: PROMOVENDO A LIBRAS NA COMUNIDADE ACADÊMICA DO CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Apresentação
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua natural e fundamental para a inclusão e acessibilidade de pessoas surdas na sociedade. O cotidiano do indivíduo surdo se torna limitado frente à comunicação ineficaz e o não entendimento da LIBRAS. Em virtude da barreira linguística, a comunidade surda enfrenta uma série de dificuldades no acesso a sua vida social, como a privação de direitos, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, a ausência de uma educação inclusiva e de qualidade, dentre outros, prejudicando seu desenvolvimento social e intelectual. Diante deste contexto, é primordial que sejam desenvolvidas ações a fim de promover a troca de experiências entre surdos e ouvintes, o acesso à instrução e o desenvolvimento da autonomia da comunidade surda. Portanto, este projeto de extensão visa promover o ensino da Libras, a conscientização e a interação entre a comunidade acadêmica, capacitando estudantes e professores para uma convivência mais inclusiva e igualitária.

Objetivos
Capacitar estudantes e professores em Libras para facilitar a comunicação com a comunidade surda. Promover a conscientização sobre a cultura surda, identidade e desafios enfrentados por essa comunidade. Criar espaços de interação e diálogo entre a comunidade acadêmica ouvinte e a surda. Disseminar inclusão e como consequência a LIBRAS no Campus Poços de Caldas. Oportunizar a participação de discentes surdos, em especial a discente surda do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecologia, Hainoã Sandy, como protagonista e promotora do projeto, contribuindo para seu pertencimento, sua inclusão e para a formação inclusiva de toda comunidade.

Justificativa
O curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Campus da Unifal-MG de Poços de Caldas tem uma estudante surda matriculada. Esta é uma oportunidade de aprendizado para toda a comunidade. A cultura, acessibilidade e inclusão são norteadores da educação de qualidade e portanto, para que seja efetiva, toda a comunidade precisa estar envolvida. Neste sentido, a informação e o ensino de métodos de comunicação e vivência na universidade se tornam indispensáveis. Os docentes, discentes e técnicos que convivem com a estudante surda vêm sentindo dificuldade para comunicação adequada e entendimento da situação e cultura surda. Portanto, o projeto de extensão se justifica pela necessidade de promover a inclusão, a diversidade e a acessibilidade em ambientes acadêmicos e na sociedade em geral.

Beneficiário
Estudantes de todos os cursos e níveis acadêmicos. Servidores da instituição. Membros da comunidade local.