FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NO CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM -2021 (APENAS PARA A EQUIPE DO PROGRAMA CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM)

Apresentação
O curso “Formação de professores/as para atuar em cursinhos populares” se pretende como um espaço de formação para os/as professores/as bolsistas e voluntários (estudantes dos cursos de graduação da UNIFAL-MG) que atuarão no programa de extensão “Curso Preparatório para o ENEM da UNIFAL-MG”.

Objetivos
Compreender o histórico do acesso ao ensino superior no Brasil; Conhecer o histórico dos cursinhos populares e sua relevância no contexto brasileiro; Conhecer as contribuições da educação popular pelo marco teórico de Paulo Freire para pensar a educação das camadas populares; Reconhecer a importância do planejamento e da avaliação para o processo de ensino e de aprendizagem e como mobilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no contexto do Ensino Remoto; Reconhecer a importância do cuidado com as relações interpessoais no contexto educativo e como promover tais relações no contexto do ensino remoto; Reconhecer as especificidades do público a que se destina as ações dos cursinhos populares, especialmente no que tange aos critérios etnico-raciais, geracionais, de gênero e diversidade sexual; Compreender a evasão nos cursinhos populares; Integrar os participantes do programa, intercambiando experiências e vivências de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. Avaliar as ações dos projetos e do programa como um todo.

Justificativa
Os/As estudantes que atuam no programa como educadores são oriundos de diversos cursos de graduação da UNIFAL-MG e não se restringem às licenciaturas. Sendo assim, com frequência não possuem uma trajetória que contemple experiências e debates acerca das temáticas ligadas ao ensino e à educação. Por isso, a necessidade do curso em questão, que propõem momentos de formação acerca de temáticas relevantes para quem se envolve com projetos como o do Curso Preparatório para o ENEM.

Beneficiário
Bolsistas de extensão e voluntários vinculados ao Programa Curso Preparatório para o ENEM da UNIFALMG.