MÃOS QUE ALIVIAM

Apresentação
A saúde não é o análogo contrario à doença. É resultado das condições gerais de vida em sua dimensão social e ambiental. A saúde deve ser concebida como uma resultante das relações entre as variáveis ambientais e sociais que promovem a qualidade de vida. A universidade tem o desafio de construir e transmitir aos alunos um modelo integral de intervenções extencionistas de promoção de saúde, de prevenção de doenças e de melhora da qualidade de vida. Massoterapia são procedimentos terapêuticos naturais, não invasivos, que objetivam manter a saúde, prevenindo dores, contraturas, desequilíbrios osteomusculares, contribuindo na promoção do bem estar e da melhor qualidade de vida. O projeto surgiu devido a grande demanda de servidores que procuram a clínica de fisioterapia com queixas associadas às tensões musculares cotidianas relacionadas ao trabalho. Com a visão voltada à prevenção, o projeto buscará atender a esses servidores em seu ambiente de trabalho com impacto social nas AVDs.

Objetivos
• Esclarecer a importância do bem estar físico e psíquico no ambiente de trabalho. • Mostrar como a massoterapia colabora para o equilíbrio corporal e mental no ambiente de trabalho. • Minimizar as dores que diminuem a funcionalidade do servidor da Unifal e comunidade de Alfenas criando um ambiente de prazer e descontração. • Fazer do ambiente de trabalho um local onde se possa melhorar sua autoestima. • Proporcionar o alívio de dores sem o uso de fármacos, aliviando o estresse, dores e atuando também na melhora psicológica. • Diminuir o absenteísmo causado por dores de origem muscular.

Justificativa
O estresse e as dores musculares em função de uma posição de trabalho prolongada são verdadeiros inimigos do rendimento do profissional e do relacionamento social no setor de trabalho. A massoterapia no trabalho se dá pela preocupação com um sistema de qualidade total, por meio da promoção da saúde do colaborador, preparando seu corpo para as exigências do trabalho. A finalidade primordial é prevenir doenças e promover a saúde, maximizar a circulação da energia vital pelo corpo, estimulando a circulação de uma forma geral, favorecendo o autoconhecimento e autoconfiança, contribuir para a organização do tônus muscular e para a normalização das funções fisiológicas, auxiliando no combate de dores, tensões, desequilíbrios e disfunções em geral e estresse. Este projeto propõe gerar benefícios para os servidores da UNIFAL-MG, visando a melhora do bem-estar físico e psicológico. Almeida (1998) relata que a Organização Mundial de Saúde descreve as doenças ocupacionais como multifatoriais, ou seja, o ambiente de trabalho e a execução do trabalho contribuem significativamente para o acometimento de alguma disfunção. Em uma pesquisa realizada com os servidores da Universidade Federal de Alfenas – Campus Alfenas, notou-se uma maior incidência de dor em determinadas regiões do corpo. As regiões em que as dores foram descritas com maior frequência incluíram o pescoço/região cervical, seguida do ombro, região dorsal, região lombar e quadril/membros inferiores. (VALE, 2010) A presente proposta objetiva, desta forma, continuar a desenvolver o bem estar dos servidores da Universidade Federal de Alfenas e de outros segmentos, por meio da aplicação da técnica de massoterapia com enfoque na melhora da qualidade de vida destes indivíduos. Este projeto vem sendo desenvolvido desde o ano de 2011 com a participação de uma média de 18 alunos por ano, com 1439 atendimentos no ano de 2018. A meta continuará a contemplar os servidores com a promoção de qualidade de vida no ambiente laboral, vinculando o projeto à pesquisa. Através desta óptica, conseguiremos resultados qualitativos e quantitativos solidificando os resultados desta ação.

Beneficiário
A ação será aplicada em todos os servidores e alunos da Universidade Federal de Alfenas e indivíduos da comunidade durante as apresentações do projeto em feiras de saúde e semana de prevenção em acidente de trabalho. Serão realizados atendimentos semanais,durante todo o ano.