GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA

Apresentação
Atualmente, as pessoas trabalham com uma grande quantidade de informações apresentadas nas mais diversas formas: tabulares, gráficas, por meio de medidas estatísticas e também, por meio de modelos probabilísticos. O processamento e a interpretação destas informações requer algum tipo de conhecimento estatístico. A literacia estatística é a capacidade de interpretar estas informações, compreender e utilizá-las em suas atividades do dia a dia, tanto em casa, quanto no meio profissional. Os meios de comunicação apresentam resultados de pesquisas estatísticas com mais informações e detalhes sobre a amostra e sobre o procedimento estatístico utilizado para análise dos dados. Assim, a aprendizagem e o entendimento de conceitos estatísticos são fundamentais para desenvolver o pensamento crítico dos cidadãos e capacitá-los a argumentar e tomar decisões conscientes em relação às informações recebidas diariamente.

Introdução
Atualmente a informação estatística passou a fazer parte do dia a dia de todas as pessoas. A necessidade de interpretar e avaliar informações sobre os acontecimentos sociais, políticos e econômicos faz com que a pessoa busque se apoiar em ferramentas e técnicas estatísticas, bem como a compreensão do acaso e a sua descrição por meio de modelos estocásticos. O ensino de Estatística não poderia se concentrar apenas em transmitir conteúdos que visem simplesmente a coleta, a organização e a representação dos dados porque este tipo de formação estatística não permite que o cidadão seja um sujeito com pensamento e postura críticos. O conhecimento estatístico deverá permitir que o cidadão seja capaz de executar um processo de análise, estudo, formulação, divulgação e discussão de hipóteses e resultados.

Objetivo Geral
Compreender como e quais as contribuições que a Educação Estatística poderiam auxiliar no pensamento estatístico, procurar e desenvolver técnicas e procedimentos de ensino para difundir a Estatística.

Objetivos Específicos
1- Difundir a Educação Estatística 2- Estudar e elaborar propostas de ensino em Estatística 3- Discutir sobre situações problemas apresentadas ao grupo 4- Elaborar estratégias de ensino em Estatística 5- Dialogar com professores do ensino fundamental, médio e superior 6- Envolver alunos da graduação, professores e a comunidade em atividades realizadas pelo grupo de estudos 7- Estudar e discutir materiais que tratam de Educação Estatística

Justificativa
A sociedade e a comunidade acadêmica ainda apresenta alguma falha para compreender e analisar com crítica as informações estatísticas que são apresentadas na mídia, em revistas científicas ou outro meio. Em muitos casos as pessoas não conseguem determinar quais ferramentas são apropriadas para apresentar os dados adequadamente bem como identificar quais testes estatísticos poderiam ser usados e se podem ser usados. Um caminho para resolver estes problemas se inicia, primeiramente, na definição das variáveis passando pelo uso correto da calculadora e de programas de análise estatísticas.

Beneficiário
Comunidade acadêmica, professores do ensino básico e médio e demais interessados.