LEITURA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR EM LÍNGUA INGLESA: CONECTANDO TEORIA, CULTURA E TRABALHO

Apresentação
O presente projeto de extensão “Leitura Acadêmica Interdisciplinar em Língua Inglesa: conectando teoria, cultura e trabalho” é direcionado para estudantes da graduação, da pós-graduação e de outros setores sociais, como professores, tradutores e demais interessados em expandir vocabulário em língua inglesa, bem como aprofundar seus conhecimentos em diversas áreas do saber. Para tanto, o projeto oferece nos encontros quinzenais atividades como estratégias de leitura e interpretação de textos acadêmicos em inglês, abordando aspectos concernentes ao vocabulário técnico, estrutura textual e desenvolvimento de habilidades de leitura crítica. Além disso, busca-se criar um ambiente colaborativo, no qual os participantes possam trocar experiências, debater, discutir e aperfeiçoar seu desempenho na leitura acadêmica em língua estrangeira de forma dinâmica e acessível.

Objetivos
Apoiar estudantes universitários, pesquisadores, professores e demais interessados no desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos acadêmicos em língua inglesa; Contribuir para a ampliação vocabular em outro idioma, bem como estimular a leitura e o estudo de textos acadêmicos; Proporcionar encontros em que haja trocas de experiências, debates e discussões a respeito de textos acadêmicos em língua inglesa; Desenvolver a autonomia diante da pesquisa, estudo, leitura e interpretação de textos em outro idioma.

Justificativa
Tal ação extensionista se justifica pela crescente demanda por publicações científicas nesse idioma e por atividades voltadas para a internacionalização institucional, tornando essencial que a comunidade acadêmica tenha acesso a textos em inglês que fundamentam pesquisas e discussões em diversas áreas do conhecimento. Ademais, para além da formação acadêmica, visa-se o aprimoramento profissional dos participantes, promovendo maior autonomia e aprendizado contínuo.

Beneficiário
Os beneficiários serão estudantes da graduação, da pós-graduação, e de outros setores sociais, como professores, tradutores e demais interessados pela leitura de textos acadêmicos em inglês.