LANÇAMENTO DA PLATAFORMA SISGEO

Apresentação
A produção e a diversidade de dados geoespaciais vem incrementado-se a partir do desenvolvimento de novas plataformas de aquisição e métodos de processamento, entretanto muitos destes ficam ainda de posse de seus autores e não sendo de fácil acesso. Desta forma, a plataforma Sistema de Compartilhamento de Dados Geoespaciais (SisGEO) vem contribuir com a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, bem como com a Sociedade sul-mineira, por meio do compartilhamento de dados geoespaciais advindos de pesquisas acadêmicas ao nível de graduação e pós-graduação do curso de Geografia da UNIFAL-MG, fomentando ações nas mais diversas esferas socioambientais e socioespaciais. O SisGEO é fruto da parceria interdisciplinar entre os cursos de Geografia e Ciência da Computação, com o apoio do Núcleo de Tecnologia de Informação da UNIFAL-MG (NTI) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
A disponibilização de dados geoespaciais gratuitos ao público é uma importante tarefa, pois pode tanto subsidiar ações de planejamento e gestão do território, sob diversos recortes espaciais, como também fomentar a geração de informações e ganho de conhecimento. No Brasil, o desenvolvimento de plataformas de disponibilização de dados geoespaciais - via web - tem se tornado frequente junto a órgãos de Estado nas mais diferentes esferas governamentais, tais como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais (SEMAD), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) dentre outros. Destacam-se neste sentido, as aplicações i3Geo e TerraBrasilis. A aplicação i3Geo (Interface Integrada para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento) é um sistema brasileiro, criado pelo MMA, sendo o precursor nacional na área de mapas interativos na web, que permite a disseminação de dados geoespaciais gratuitamente, baseando-se em tecnologias open source (I3GEO, 2011), sendo utilizada em diversos outros órgãos das esferas governamentais. O TerraBrasilis é uma plataforma que se caracteriza por ser um WebGIS que permite a visualização e obtenção de dados geoespaciais de projetos ambientais desenvolvidos pelo INPE (ASSIS et al., 2019), por meio de ferramentas de softwares gratuitos. Desta forma, o Grupo de Pesquisa em Geodinâmica de Bacias Hidrográficas (GeoHidro), integrante ao curso de Geografia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), tem desenvolvido projetos no âmbito da bacia hidrográfica do rio Grande, mais especificamente no reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas e bacias afluentes, e em função da necessidade de disponibilizar dados geoespaciais produzidos pelos projetos à Sociedade, iniciou cooperação técnica com o curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG, bem como com o INPE, por meio da Divisão de Processamento de Imagens (PDI), a fim do desenvolvimento de uma plataforma web para a disponibilização de dados geoespaciais. Neste contexto, o SisGEO vem preencher uma lacuna na divulgação e compartilhamento de dados geoespaciais produzidos pelo curso de Geografia da Universidade Federal de Alfenas à comunidade acadêmica e à toda a Sociedade.

Beneficiário
O público-alvo deste evento concentra-se na comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, por meio de seus cursos de graduação e pós-graduação relacionados à temática socioambiental, bem como a diversos segmentos da Sociedade (prefeituras, comitês de bacias hidrográficas, turismo e lazer dentre outros).