EM BUSCA DO EQUILÍBRIO

Apresentação
O Projeto Em busca do Equilíbrio surgiu a partir do trabalho desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), junto aos estudantes da instituição. Neste trabalho foi possível detectar que muitos estudantes apresentam dificuldades em relações interpessoais, queixas de não disponibilizarem tempo para realização de atividades físicas e para a manutenção de um estilo de vida mais saudável, além de apresentarem sintomas ansiosos e depressivos durante a graduação. Diante disso, a PRACE buscou parcerias com programas e colaboradores na oferta de ações que pudessem contribuir para um estilo de vida mais saudável e alívio do estresse. Assim, este projeto pretende, por meio de ações de promoção de saúde, como a oferta de atividades físicas e esportivas, práticas integrativas complementares, oficinas de teatro, rodas de conversa, entre outras atividades, propiciar uma melhor qualidade de vida no meio universitário.

Objetivos
- Oferecer atividades físicas e esportivas, oficinas de teatro, rodas de conversas, acupuntura, dança circular, massagens anti-estresse, reiki, dentre outras atividades; - proporcionar espaços, possibilidades e alternativas de aprendizado, de atuação participativa e de sentimento de pertença à comunidade; - oportunizar atividades de integração entre comunidade acadêmica e comunidade externa.

Justificativa
O ingresso na Universidade para o jovem, ao mesmo tempo em que sinaliza uma conquista, pode se tornar um período crítico, de maior vulnerabilidade e desenvolvimento de sofrimento e transtornos psíquicos, pois é um período em que o jovem se distancia do núcleo familiar e se insere em um novo contexto que requer adaptações, novas posturas e responsabilidades. Estudos apontam que a prevalência de sintomas depressivos, de ansiedade, uso de álcool e outras drogas e suicídio é maior entre os estudantes universitários quando comparados à população geral. Isso ocorre porque esses estudantes estão sujeitos a potentes estressores, tais como rede de apoio deficiente, sobrecarga de conhecimentos, dificuldade na administração do tempo, responsabilidade e expectativas sociais diante da vida acadêmica, falha no desenvolvimento de habilidades sociais para lidar com as questões relacionadas à adaptação à vida universitária. Por isso, faz-se necessário propostas de prevenção (apoio ou suporte) e intervenção para esta dada população.

Beneficiário
Discentes, Servidores e Comunidade Externa.