CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ECOLÓGICA DA UNIFAL-MG: BIOCONSTRUÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA.

Apresentação
O projeto propõe o desenvolvimento do Centro de Convivência Ecológica (CCE) na unidade educacional Santa Clara. As técnicas utilizadas na construção desse local, virá a servir de interação sociocultural além de um espaço para possíveis pesquisas e mesmo atividades de ensino, sendo baseadas nos princípios de sustentabilidade e bioconstrução. As atividades serão executadas através de oficinas temáticas com participação da comunidade universitária e residente no entorno do campus, sendo antecedidas por cursos, com o objetivo de capacitar os participantes, além do próprio desenvolvimento de uma consciência ecológica e educação ambiental, através de discussões que possibilitem formas de construções que utilizem materiais ecológicos, promovendo baixo impacto ambiental e mesmo a integração com o espaço que habita. Dessa forma, o projeto permite uma interação entre a UNIFAL-MG, através de seus estudantes com a comunidade do entorno e agentes públicos como secretarias dos governos municipal, EF

Objetivos
Construir estruturas que promovam a interação social e a ocupação do campus Santa Clara de forma harmonica com a paisagem local e com baixo impacto no meio ambiente; Trocar informação com a comunidade que vive no entorno da Unidade Educacional; Realizar oficinas que fomentem e apliquem novas práticas de bioconstrução; Promover a conscientização e educação ambiental; Envolver estudantes de diferentes cursos da Unifal-MG no projeto fomentando assim a interdisciplinaridade; Avaliar as atividades, em caráter técnico pelos estudantes em pesquisa e em caráter social em assembleias previstas com a comunidade do entrono, desenvolvidas no projeto; Desenvolver atividades pedagógicas de conteúdo interdisciplinar com foco na educação ambiental dentro do centro de convivência, cujo propósito é servir de laboratório vivo à pesquisa; Gerenciar e avaliar o processo de desenvolvimento do projeto para que possa servir de referencial, fornecendo subsídios para a reflexão das estruturas de outras organizações comunitárias Propor ações práticas e teóricas dentro dos princípios da ocupação sustentável do espaço.

Justificativa
A atual crise ambiental pelo qual o planeta passa já não pode mais ser encarada como um problema distante, a Universidade como instituição chave em nossa sociedade é uma das principais responsáveis em aglutinar, fomentar e promover iniciativas (internas ou externas), que busquem: o resgate do equilíbrio entre ocupação humana e o meio ambiente, a sustentabilidade social, ambiental e econômica deve ser atingida a partir da cooperação de todas as instituições sociais. Dessa maneira, a Universidade Federal de Alfenas, pode se aproximar ainda mais da realização do seu papel social, quando ratifica e apoia que o projeto de extensão: “Construção coletiva do Centro de Convivência Ecológica (CCE) na UNIFAL-MG: Bioconstrução, educação ambiental e sustentabilidade na prática” respeita, promove e fomenta de forma correta todos os princípios ecologicamente corretos dentro do espaço que nos foi cedido. A construção do CCE além dos fatores citados acima se justifica pois: ocupa um espaço que devido a sua irregularidade, seria dado como ocioso, utiliza de um passivo ambiental gerado das contínuas construções tradicionais sendo realizadas no campus Santa Clara, aproxima e cria um sentimento de pertencimento entre os moradores do bairro Santa Clara e a Unifal-MG, já que uma grande quantidade de moradores do bairro, tanto crianças, jovens como adultos estão integrados ao desenvolvimento do projeto e ainda testa, desenvolve e aprimora novas e antigas técnicas sustentáveis de ocupação do espaço. É preciso estimular o uso consciente dos recursos disponíveis, reduzir os impactos gerados pela presença do homem sobre a terra e adotar novas posturas e ideias. A continuação do projeto visa manter o processo de reaproveitamento dos resíduos gerados pelas construções ainda existentes no campus “bioconstruindo” um espaço de interação e trocas culturais, fomentando o diálogo entre os participantes do projeto, que são tanto os estudantes da Unifal-MG como os moradores do bairro Santa Clara. Além disso, o projeto se constitui como um laboratório vivo para futuras pesquisas na área ambiental, da bioconstrução e da reutilização de materiais recicláveis e reutilizáveis.

Beneficiário
Estudantes de graduação e pós graduação dos cursos de Geografia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Química, Física, História e mais moradores do entorno do Campus Santa Clara. Além desses diretamente beneficiados há um número inestimável de beneficiários indiretos.