LIGA ACADÊMICA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA

Apresentação
A Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia da UNIFAL-MG (LAGG) é um projeto estudantil desenvolvido por alunos do Curso de Medicina sob Coordenação docente. Tem como objetivo estimular a educação, a pesquisa, a extensão e o intercâmbio de conhecimento na área da geriatria de modo interdisciplinar como foco na realidade da população em processo de envelhecimento. As atividades da LAGG visam complementar, atualizar, aprofundar e difundir conhecimento entre os acadêmicos, bem como entre a comunidade em geral, por meio de aulas abertas e seminários.

Objetivos
I - Antecipar e complementar o conhecimento teórico-prático dos alunos da graduação. II - Implementar ações de caráter científico e social que visem o aprimoramento da formação acadêmica. III - Estimular a elaboração e apresentação de relatos de casos clínicos. IV - Promover a apresentação de cursos, seminários, palestras e discussões de casos clínicos por membros da liga e convidados. V - Orientar os integrantes da liga interessados em desenvolver pesquisas no campo da Geriatria. VI - Organizar atividades voltadas para a comunidade, com caráter informativo, preventivo ou de assistência.

Justificativa
O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. Assim, pensar no cuidado do indivíduo idoso é algo imprescindível. O futuros profissionais da área da saúde devem ser sensibilizados e capacitados para as demandas da população idosa, de modo que o cuidado seja pensado do ponto de vista da promoção do envelhecimento ativo e contemple as perdas cognitivas ou funcionais que podem se instalar com o envelhecimento.

Beneficiário
Docentes e discentes da UNIFAL-MG, bem como idosos da comunidade de Alfenas.