LIGA ACADÊMICA DE ANATOMIA - LAANAT

Apresentação
A Liga Acadêmica de Anatomia - LAANAT pretende realizar ações para promover conhecimento da Anatomia Humana e Comparada, por meio de diversas atividades extracurriculares e extraclasse em calendário a ser estabelecido no início de cada ano, na UNIFAL-MG e em outras instituições após contato e parcerias. As atividades relacionadas à Liga de Anatomia, em conjunto, tornam a formação de seus membros mais holística e abrangente, por meio do desenvolvimento de habilidades ligadas ao ensino, pesquisa e investigação científica e a interação entre a academia e a população, a partir de projetos sociais e educativos referentes ao corpo humano, além de confirmar o compromisso da universidade com a cidadania, ao promover o diálogo e a troca de saberes entre universitários e atores não-universitários na produção e difusão do novo conhecimento em torno da anatomia.

Objetivos
1. Proporcionar a seus integrantes o estímulo necessário para a produção científica nas áreas de Anatomia Humana e Comparada em suas múltiplas interfaces. 2. Proporcionar aos seus integrantes atividades didáticas extracurriculares a partir da leitura de textos e participação em debates e seminários promovidos por professores, pós-graduandos, outros profissionais ou pelos seus próprios integrantes, visando o aprimoramento de docentes e discentes. 3. Organizar palestras, encontros científicos, exposições de trabalhos, programas educativos em conjunto com a comunidade externa à Universidade por meio das várias mídias. 4. Oferecer aos seus membros participantes condições na prática e aprendizado da anatomia, promovendo o desenvolvimento técnico-científico tanto da disciplina quanto do futuro profissional. 5. Promover integração entre anatomia humana e comparada e as demais disciplinas das grades curriculares através de discussões. 6. Manter intercâmbio científico e associativo com a comunidade e outras instituições; 7. Promover a interação dialógica em três instâncias: investigação temática, tematização do conhecimento articulada à realidade vivida e problematização do conhecimento junto à comunidade. 8. integração entre o sistema de ensino Universitário e a sociedade, a partir do relacionamento entre estudantes, docentes e a comunidade. 9. Confecção de modelos anatômicos pelos integrantes da ação de extensão (universitários e não-universitários) para serem usados nas aulas de graduação, nas palestras, para o Museu do DAnat e por demais setores da sociedade integrantes da ação. 10. Catalogar as peças naturais e artificiais do acervo do DAnat para posterior construção do atlas virtual, de acesso público. 11. Por meio destas ações incentivar nos diferentes públicos o interesse pela universidade e pela graduação e construir uma via de mão dupla, colaborativa, na construção do conhecimento.

Justificativa
A ação de Extensão justifica-se pelo entendimento da necessidade da extensão no estudo da Anatomia Humana, não bastando o ensino e a pesquisa, aplicada com teoria e prática. A LAANAT vivenciará um momento ímpar, sendo a primeira liga relacionada ao tema nessa universidade. Esse contexto determina e ratifica a necessidade da Ação de Extensão como parte da proposta ementada LAANAT. A Extensão como parte do projeto de Liga também pode ser justificada pela necessidade de expandir os campos do conhecimento gerado no Ensino e, principalmente, na Pesquisa. Não é o mero conhecimento do corpo, mas o saber do corpo do indivíduo vivo, objeto do conhecimento a ser difundido a partir da 'melhor morada': O Corpo Humano.

Beneficiário
Acadêmicos dos cursos da área de ciências biológicas e da saúde da UNIFAL-MG e membros da comunidade, em especial escolares.