PROGRAMA DE AGROECOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOBERANIA ALIMENTAR

Apresentação
O Programa de Agroecologia, em 2019 tem a entrada do projeto de Sistemas Agroflorestais, somando como o da Horta Orgância, Fórum de combate ao agrotóxico e ao Nutri Arte, consolidado as ações e um maior alcance das atividade propostas. Assim, o Program de Agroecologia, Educação Ambiental e Soberania Alimentar, vai tabalhar com a população de alfenas e região e da UNIFAL – MG. O modelo adotado pelo programa será o de Sustentabiliade, nas comunidades participantes, promovendo a Educação ambiental, Conscientização sobre o uso de agrotóxicos, e a Segurança Alimentar e Nutricional. As ações de sustentabilidade no campus passam pelo envolvimento da comunidade que diariamente frequenta a universidade, assim como a comunidade do entorno em que ela está inserida. O programa continuará funcionando como uma forma de integração, buscando a crição de um ambiente educacional.

Objetivos
• Auxiliar na continuidade da FACA (Feira Agroecológica Cultural de Alfenas), buscando fornecer alimentos orgânicos de qualidade para a população, ainda com uma visão cultural. Fomentar a atução do GEPEA (Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia). Consolidar a área de Implantação do SAF na UNIFAL-MG. Promover oficinas de capacitação em Agroecologia, Educação Ambiental; Segurança alimentar, bioconstrução, sustentabilidade e conscientização sobre o uso de agrotóxico. • Promover a alimentação adequada e saudável por meio de atividades de Educação Alimentar e Nutricional; • Promover um sipósio integrado de Agroecologia • Incentivar o consumo de alimentos regionais e de Plantas Alimentícias Não Convencionais, valorizando a cultura alimentar; • Ampliar a participação da comunidade nos projetos integrantes ; • Envolver alunos de diferentes cursos na execução do programa;

Justificativa
O trabalho isolado de projetos de extensão pode ser agregados em prol de um objetivo comum. Neste caso, os projetos em questão já vem trabalhando em parceria na execução de oficinas, cursos, feiras, na edução ambiental; desta forma, naturalmente se fez necessário a formação do programa. Neste sentido, a criação do programa beneficiará a comunidade , por meio de estudos e ações pautado na agroecologia e produção orgânica. Realizando a capacitação de produtores rurais familiares do município de Alfenas e região, bem como professores da rede pública de ensino básico e população em geral, por meio da realização de eventos com palestras, cursos, oficinas e vivências no campo nas temáticas de Agroecologia e Produção Orgânica; estimular a agricultura familiar com método agroecológico e de produção orgânica. Desta forma, espera-se contribuir para o desenvolvimento sustentável do Sul de Minas.

Beneficiário
Famílias com algum grau de vulnerabilidade social , produtores rurais de Alfenas e regiões, moradores de conjuntos habitacionais, alunos das escolas de Alfenas, acadêmicos e funcionários da UNIFAL envolvidos, população em geral.