CORAL EM CENA UNIFAL

Apresentação
O projeto do Coral Cênico da Unifal teve início na Unifal em Março de 2018. Unindo o Canto Coral, as Artes Cênicas e as Artes Plásticas, o coro cênico mostra uma nova maneira de apresentar as músicas aos mais diversos públicos. Unindo a comunidade acadêmica e a população alfenense através de apresentações que visam dar uma "cor" diferente aos mais diversos estilos musicais. Do clássico ao popular, sempre de uma forma leve e divertida, levando a música coral a todos os tipos de público. Uma das propostas do coral é a função terapêutica, onde os coralistas desenvolvem o canto coral de forma prazerosa. A sua primeira apresentação oficial será nas comemorações do encerramento do semestre.

Objetivos
Desenvolver junto aos participantes aulas de teoria musical, canto coral e técnicas cênicas específicas para cantores de corais, além de aulas com profissionais da voz. Formar um público que aprecie o canto coral, desmitificando que a música coral é apenas "coisa de igreja". Montar um espetáculo musical com um enredo, um tema específico: "Sou do Mundo, sou Minas Gerais",

Justificativa
Apesar de o canto coral ter sido criado dentro do ambiente religioso, desejamos mostrar ao público através de divulgação de técnicas de canto e interpretação, que é possível também a existência dessa manifestação artística em diversos meios. Aumentando o número de pessoas que se interessam e se identificam com a música, mais especificamente com o canto coral. A cidade contaria com um público consciente da diversidade e riqueza da cultura musical, que nada mais é que um reflexo do conjunto de hábitos e costumes da vida cotidiana. Dessa maneira o público se conscientizaria da importância das manifestações musical e cênica dentro de uma contextualização não meramente lúdica, mas que gere reflexões sobre diversos períodos da cultura nacional e estrangeira. Além do conhecimento gerado pela divulgação do canto coral cênico, ministrando oficinas e realizando eventos com objetivos de aprimoramento técnico, pretendemos projetar a imagem da UNIFAL-MG e do Estado de Minas como um polo de Canto Coral de qualidade e diversidade dentro de nossa região, com coralistas preparados e qualificados. Assim sendo, o Coral Em Cena - UNIFAL-MG trabalhará a valorização da Música Popular Brasileira com canções elaboradas e repletas de harmonia e diversidade temática. Tais argumentos vem para contribuir com o processo de conscientização e formação de um público cada vez mais exigente e ávido por produções artísticas de qualidade. Outro ponto importante é a quantidade de convites que o Maestro Cláudio Scassiotti recebe atualmente para participação em encontros nacionais e internacionais de coros, justamente pelo diferencial do trabalho do coral cênico. Nossa meta é poder participar com o apoio da Universidade e de empresas privadas de pelo menos dois eventos de grande porte por ano.

Beneficiário
Comunidade acadêmica: corpo docente, discente, servidores. Comunidade local: todos os membros da comunidades de Alfenas que se interessem em participar do coro.