ANEMIA: ASPECTOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS

Apresentação
A anemia é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “um estado em que a concentração de hemoglobina do sangue é anormalmente baixa em consequência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem dessa carência”. Anemia ferropriva é uma das anemias mais comum no Brasil e no mundo. A principal causa da anemia ferropriva é a deficiência de ferro, consequência da ingestão insuficiente do mesmo em relação às necessidades, ou à perda sanguínea crônica. Os principais sintomas são: desânimos, cansaço, palpitação, palidez, desmaios e falta de concentração para o aprendizado. Essa anemia ocorre muito nas crianças e jovens que não se alimentam direito, muitas vezes associadas às perdas de sangue na menstruação e verminoses. Ocorre também nas gestantes porque necessitam de muitos alimentos ricos em ferro, para transferir para o feto e nos idosos devido a má alimentação ou perda de sangue oculta nas fezes.

Objetivos
Conscientizar os participantes sobre o que é anemia, a consequência, prevenção e a importância do diagnóstico precoce da mesma. Colocar o aluno em contato com a população afim de desenvolver a capacidade crítica e reflexiva para as questões surgidas na sociedade, bem como o cultivo da atitude de respeito às outras pessoas.

Justificativa
A anemia ferropriva é a carência nutricional mais prevalente no mundo, acarretando prejuízos a curto e longo prazo no desenvolvimento neuro psicomotor e na aprendizagem, além de comprometimento na resposta do sistema imunológico. Os sinais e os sintomas mais frequentemente observados são inespecíficos, como anorexia, palidez, perversão do apetite, geofagia, apatia, adinamia, irritabilidade, cansaço, fraqueza muscular e dificuldade na realização de atividade física. O diagnóstico do estado anêmico é realizado principalmente por meio de exames laboratoriais. Assim, este estudo justifica-se, pois a população a ser estudada está entre as de maior prevalência da mesma.

Beneficiário
Atiradores do tiro de Guerra de Alfenas-MG.