MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS APLICADOS A SEPARAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

Apresentação
Este curso será oferecido a alunos de graduação e poderá contribuir para o desenvolvimento de competências relacionadas à aplicação de métodos de separação de compostos orgânicos utilizando metodologias cromatográficas. Tendo em vista que estas metodologias podem ser utilizadas para purificação e detecção de substâncias bem como para auxiliar a separação de substâncias indesejáveis, há um grande interesse na utilização e aplicação destas metodologias em diversas áreas da ciência tais como, ciências farmacêuticas, biotecnologia, química, biomedicina, biologia, engenharia (produção, química), entre outras.

Objetivos
Proporcionar conhecimentos sobre a teoria envolvida nos processos de separações utilizado cromatografia e suas correlações com as análises quantitativa e qualitativa de amostras.

Justificativa
A natureza apresenta diversas substâncias importantes para o dia a dia do ser humano. Porém, a grande maioria dessas substâncias encontra-se na forma de misturas homogêneas ou heterogêneas. Por essa razão, ao longo dos anos, várias técnicas de separação de misturas foram desenvolvidas para que fosse possível a utilização de toda e qualquer substância, possibilitando ainda o conhecimento do seu comportamento físico-químico, o que ampliou ainda mais o uso de diversas substâncias. De uma forma geral, os métodos de separação de misturas baseiam-se em conhecimentos fundamentais, como as propriedades da matéria, o número de fases (aspectos visuais), o coeficiente de solubilidade, o tamanho das partículas dos sólidos presentes, a miscibilidade (capacidade de dissolver) entre os componentes, a classificação das misturas (se homogêneas ou heterogêneas), a cor dos materiais entre outros. Conhecer os principais métodos de separação e suas teorias, é fundamental para que o aluno tenha habilidades que o faz se destacar no ramo da ciência que utiliza separações e quantificações de compostos orgânicos.

Beneficiário
Discentes do curso de Farmácia