GERAÇÕES

Apresentação
Trata-se de um projeto desenvolvido por alunos da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia - LAGG da UNIFAL-MG. Tem como objetivo estimular a educação, a pesquisa, a extensão e o intercâmbio de conhecimento na área da geriatria e da gerontologia de modo interdisciplinar, com foco na realidade da população em processo de envelhecimento. As atividades do projeto visam complementar, atualizar, aprofundar e difundir conhecimento entre os acadêmicos, bem como entre a comunidade em geral, por meio de aulas abertas, oficinas de formação, e atividades de promoção de saúde com a população idosa participante da UNAPI.

Objetivos
I - Antecipar e complementar o conhecimento teórico-prático dos alunos da graduação. II - Implementar ações de caráter científico e social que visem o aprimoramento da formação acadêmica. III - Promover a realização de oficinas de formação para cuidadores informais de idoso, bem como para acadêmicos da área da saúde interessados na temática. IV - Organizar atividades voltadas para os idosos da UNAPI, com caráter informativo e de promoção de saúde. V - Estimular ao desenvolvimento de relação intergeracional entre discentes e idosos.

Justificativa
O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. No Brasil, nossa pirâmide etária sofre um abaulamento devido a maior longevidade da população e diminuição da média de filhos por mulher, o que se traduz em um aumento da porcentagem populacional de idosos. Assim, pensar no cuidado do indivíduo idoso é algo imprescindível. A saúde do idoso é cada vez mais impactante no âmbito social e econômico do país devido a fatores como envelhecimento da população trabalhadora, aumento no tempo de contribuição para aposentadoria e mudanças na constituição familiar. Os futuros profissionais da área da saúde devem ser sensibilizados e capacitados para as demandas da população idosa, que vem aumentando, de modo que o cuidado seja pensado do ponto de vista da promoção do envelhecimento ativo e contemple as perdas cognitivas ou funcionais que podem se instalar com o envelhecimento e as necessidades e desejos dos idosos.

Beneficiário
Discentes da UNIFAL-MG, cuidadores informais de idosos participantes da UNAPI bem como os idosos da comunidade de Alfenas que participam dos diferentes projetos da UNAPI.