PILATES: PREVENÇÃO E SAÚDE

Apresentação
O sedentarismo é um fator de risco para inúmeras doenças, está relacionado a dois milhões de mortes anualmente em todo o mundo e é considerada uma epidemia, já que compromete cerca de 70% da população global. Desta forma, a atividade física orientada torna-se um forte aliado contra o sedentarismo, dentre elas, uma que tem sido muito utilizada como prevenção desta, é o método Pilates. Esse método pode ser realizado tanto em um estúdio, com equipamentos específicos para a modalidade como no solo denominado também como Mat Pilates ou Pilates de solo. Tanto o Pilates em estúdio como o Mat Pilates utilizam de uma série de posturas (com ou sem aparelhos) para melhorar a força muscular e flexibilidade, e é indicado para diminuir o índice de sedentarismo da população, melhorar a capacidade funcional, a autoestima, concentração, consciência corporal, priorizando a saúde e qualidade de vida.

Objetivos
- Melhorar a postura corporal dos indivíduos - aprimorar a resistência muscular e a flexibilidade - Melhorar a qualidade de vida - Promover, prevenir e reabilitar os indivíduos - Oferecer ambiente de geração de conhecimento propício para a formação de estudantes de graduação na área de saúde.

Justificativa
Os Trabalhadores permanecem em seu ambiente de trabalho por um longo período em posição sentada ocasionado inatividade e sobrecarga no sistema musculoesquelético. A inatividade física é o quarto fator principal de risco para mortalidade em todo o mundo (OMS) que acarreta o aumento do risco cardiovascular, obesidade, acidente vascular encefálico, diabetes, depressão e demência (Pratt et al., 2014; Blondell et al., 2014; Lee et al., 2012). Outra tendência da população em geral é a diminuição de atividades físicas quer seja na forma de esportes ou na execução de atividades do dia-a-dia o que contribui para agravar o comprometimento do sistema musculoesquelético.

Beneficiário
Serão beneficiados os servidores da UNIFAL, trabalhadores terceirizados da UNIFAL, alunos do curso de fisioterapia e alunos da PRACE.