ASSESSORIA EM FINANÇAS PESSOAIS

Apresentação
O curso de Educação Financeira tem sido oferecido sistematicamente à comunidade acadêmica e do Instituto de Ciência e Tecnologia e à Comunidade de Poços de Caldas - MG desde o segundo semestre de 2014, tendo evoluído para uma disciplina optativa do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (Educação Financeira e Formação Básica de Investidores). Pretendemos ampliar o alcance e a abrangência da Educação Financeira no Campus de Poços de Caldas, criando este projeto de Assessoria em Finanças Pessoais, destinado a esclarecer dúvidas pontuais e específicas que os participantes assistidos pelo projeto possam ter em relação à suas finanças pessoais.

Objetivos
- Contribuir com a melhoria da Educação Financeira no Campus de Poços de Caldas; - Auxiliar as pessoas a realizar planejamento financeiros; - Esclarecer os assistidos pelo projeto quanto à dúvidas específicas sobre produtos financeiros.

Justificativa
O planejamento financeiro é essencial para as famílias e os indivíduos conseguirem evitar o endividamento e acumular patrimônio no longo prazo. Entretanto, devido à falta da Educação Financeira, grande parte das famílias brasileiras não sabe se planejar financeiramente e assumem dívidas excessivas. Este projeto visa auxiliar os interessados a realizar o planejamento financeiro e também a tirar dúvidas sobre produtos financeiros e ativos de investimento, tais como: consórcios, previdência privada, seguros, títulos de capitalização, fundos de investimento, ações, renda fixa, tesouro direto.

Beneficiário
Alunos de graduação, pós-graduação, professores e técnicos da Unifal-MG. Servidores terceirizados. Pessoas da comunidade em geral.