ORGANIZAÇÃO DO TEMPO-ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS RELAÇÕES INTERIDADES

Apresentação
Projeto “Organização do tempo-espaço na Educação Infantil” será desenvolvido pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas (SMEC). O projeto nasce da demanda de formação de profissionais da Educação Infantil no que tange a brincadeira e a interação de crianças de diferentes idades. Desenvolveremos uma série de encontros nas diferentes escolas de Educação Infantil da municipalidade nos quais serão levantadas as condições da brincadeira em cada contexto, tendo como objetivo redesenhar com as equipes das escolas práticas pedagógicas centralizadas no brincar.

Objetivos
- Discutir com as professoras da rede municipal a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil; - Analisar a prática pedagógica desenvolvida e reconfigurá-la com base na centralidade da brincadeira; - Compreender a infância em sua especificidade, bem como a forma como as interações favorecem a prática pedagógica.

Justificativa
As normativa legais que regem a Educação Infantil no Brasil (Diretrizes Nacionais da Educação Infantil e os Parâmetros de Qualidade) centralizam a prática pedagógica voltadas para infância na brincadeira e na interação. Estes dois eixos primordiais revelam a compreensão de que o desenvolvimento infantil tem neles o principal elemento. No entanto, sabe-se que as escolas continuam reproduzindo práticas 'escolarizadas' que desconfiguram a especificidade da educação infantil. Este projeto justifica-se pela necessidade de auxiliar as educadoras da infância a compreenderem a importância da brincadeira e da interação para o seu exercício profissional, discutindo coletivamente alternativas para a implementação de uma prática pedagógica que respeite os direitos assegurados constitucionalmente às crianças.

Beneficiário
Professores e professoras da rede municipal (centralmente os/as da educação infantil); auxiliares de desenvolvimento humano; estudantes bolsistas e voluntários/as do curso de Pedagogia e demais licenciaturas; equipe de coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas