MEET UP TO SPEAK ENGLISH

Apresentação
A língua inglesa é um desafio para brasileiros uma vez que os setores acadêmico e profissional demandam fluência em entrevistas de emprego, apresentação de trabalhos em congressos, estágios no exterior ou viagens de lazer. Muitos dominam a escrita e a leitura da língua inglesa, mas apresentam dificuldade no momento da produção oral. Neste contexto, o objetivo do presente projeto de extensão é a criação de um ambiente propício para a prática de conversação em inglês para a comunidade da Unifal, Campus de Poços de Caldas. Serão montados pequenos grupos supervisionados por um mediador. Os grupos serão compostos por pessoas que tenham conhecimento intermediário da língua inglesa. Nos encontros serão discutidos temas diversos (cotidiano, educação, trabalho, comportamento, etc.) selecionados pelo mediador. Com o projeto pretende-se aprimorar o nível de inglês, a desinibição em público e a troca de experiências com a língua inglesa entre os participantes.

Objetivos
Aprimorar a conversação em inglês dos participantes; Criar um ambiente propício para que os integrantes se sintam desinibidos e troquem experiências.

Justificativa
A fluência na língua inglesa tornou-se imprescindível a profissionais, acadêmicos e alunos, uma vez que diversas atividades como entrevistas de emprego, apresentação de trabalho em congressos, presença em reuniões internacionais, intercâmbios e viagens de lazer são condicionadas pelo bem falar em inglês. Além disso, especificamente no contexto acadêmico, verificamos a crescente internacionalização das universidades, tornando cada vez mais presente a necessidade de domínio do inglês. No entanto, esse domínio do idioma, principalmente no momento da conversação, é um desafio para nativos de outras línguas em todos os setores da sociedade. Dessa forma, o presente projeto pode contribuir para aprimorar as habilidades dos participantes em conversar em inglês, promovendo sua inclusão em atividades condicionadas pela fluência na língua inglesa. Além disso, este projeto pode complementar, principalmente no que concerne à conversação, o projeto já desenvolvido nas universidades Instituições de Ensino Superior (IES) “Inglês sem fronteiras”.

Beneficiário
Toda a comunidade da UNIFAL-MG, Campus de Poços de Caldas.