AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO CHINÊS

Apresentação
O curso diagnóstico chinês: língua, pulso e orelha, faz parte do projeto PIC ação do programa de extensão da PICsUNIFAL, foi oferecido em 2018, e devido a grande procura pela comunidade externa e interna será oferecido novamente em 2019. O objetivo deste curso visa capacitação o aluno e os profissionais da rede de saúde sobre ao conhecimento e embasamento do diagnóstico chinês. O curso será realizado em dois módulos de 6 horas totalizando 12 horas. O primeiro módulo será abordado uma introdução sobre Teorias Básicas da Medicina Chinesa; Circulação do Qi; Ciclo Circadiano do Yin Qi nos dozes Meridianos principais – Maré Energética; e no segundo módulo diagnóstico chinês pela língua, pulso e orelha e prática. Espera-se que o curso permita capacitação dos profissionais da rede e dos alunos dos cursos de graduação da Unifal e interação ensino-pesquisa-extensão e entre os diversos saberes.

Objetivos
Contribuir para o conhecimento teórico e prático na conduta de diagnóstico através da análise da língua, pulso e orelha, como também melhor qualificação do aluno e profissionais da área da saúde.

Justificativa
Na MTC o diagnóstico é a base para sua fundamentação e formulação, sendo uma tarefa mais complexa. A capacidade de analisar criticamente e aplicar de forma racional o que foi feito através de uma boa anamnese e chegar ao um diagnóstico preciso permitirá uma melhor qualidade da assistência ao paciente. Como a anamnese e o diagnóstico é fundamental para MTC, o Ministério da Saúde brasileiro publicou no Diário Oficial da União, em maio de 2006, a Portaria 971, que criou a Política Nacional (PN) de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS). A Política estabeleceu a implantação e implementação de ações e serviços no SUS, com o objetivo de garantir a prevenção de agravos, a promoção e a recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, além de propor o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde, contribuindo com o aumento da resolubilidade do sistema, com qualidade, eficácia, eficiência, segurança, sustentabilidade, controle e participação social no uso, o que evidencia a necessidade e importância da capacitação dos alunos (por não ser um conteúdo do projeto pedagógico dos cursos da Unifal/MG) como também para profissionais da área da saúde (estimular a integração dos saberes e estreitamento dos vínculos entre a Universidade, os profissionais no serviço de Atenção Primária em Saúde).

Beneficiário
Serão beneficiados os alunos do curso da área de saúde da Unifal-MG, como também os profissionais da área da saúde da atenção básica do município da Alfenas/MG.