INTRODUÇÃO À SOCIOMETRIA

Apresentação
Atualmente, tornou-se comum destacar a importância das redes sociais (networks), nas quais estamos imersos. Seja na esfera privada ou pública as redes são destacadas como uma dimensão importante da vida social que nos oferece boas de oportunidades (de informações sobre emprego à capacidade de transformar a comunidade onde vivemos). Em parte devido o avanço tecnológico dos últimos anos, as redes sociais tornaram-se mais visíveis, ao ponto de serem concebidas como novidade do mundo contemporâneo. Este curso tem como objetivo treinar os participantes em técnicas básicas de análise de redes sociais. Ao nível introdutório, as redes são concebidas como sistemas de interdependências através dos quais recursos fluem entre os membros de grupos sociais. Durante o curso o participante utilizará as ferramentas adequadas para mapear diferentes redes sociais e analisar suas características.

Objetivos
- Apresentar as hipóteses teóricas que subsidiam as pesquisas sobre redes sociais. - Preparar os participantes para conceber e executar a coleta de dados relacionais. - Treinar os participantes para realizar uma descrição de estruturas relacionais. - Introduzir técnicas para análise de redes One-Mode e Two-Mode.

Justificativa
Oferecer aos participantes acesso a uma metodologia que tem aumentado seu espaço de influência entre os pesquisadores brasileiros. Assim, será possível instrumentalizar os pesquisadores e discentes da UNIFAL com esta ferramenta metodológica, bem como egressos, pesquisadores e profissionais da comunidade que demanda treinamento em metodologias inovadoras.

Beneficiário
Discentes, egressos e pesquisadores da UNIFAL. Pesquisadores, consultores e outros profissionais interessados na temática.